Press "Enter" to skip to content

Covid-19: Aparecida inicia vacinação em portadores de comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) vai iniciar amanhã (06), das 8h às 18h, a vacinação contra a covid-19 em pessoas portadoras de comorbidades, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Para receber o imunizante nos drive-thrus da cidade não é necessário fazer agendamento prévio, basta comparecer a unidade mais próxima. Já nas Unidades Básicas de Saúde, é preciso agendar pelo aplicativo pelo aplicativo Saúde Aparecida, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura, a partir desta quarta-feira (05).

Podem se vacinar:

Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;
Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos;
Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;
Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;
Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

Quanto ao laudo médico, a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informou que é indispensável a apresentação para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina. A SMS desenvolveu um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para que os médicos atestem as comorbidades.

Mas a coordenadora ressalta que “esse documento é para facilitar, no entanto, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”.

Onde se vacinar

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

  • Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h);
  • Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

  • UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.

Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos serão vacinados in loco nas clínicas de tratamento.

2ª Dose
A aplicação da segunda dose dos imunizantes segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.