Nesta quarta-feira, 31, em entrevista à TV Record, o governador Ronaldo Caiado afirmou que “temos tudo para finalizar, até o final de abril, a vacinação de 100% das pessoas acima de 60 anos, em Goiás”. Em seguida, anunciou a chegada de mais imunizantes ao Estado. “O lote que vamos receber do Ministério da Saúde (MS) pode chegar a 200 mil doses. É o maior quantitativo desde o início da campanha de imunização”, declarou.
Após a vacinação de 100% dos idosos, em Goiás, devem diminuir os índices de internação e óbito nesta faixa etária, assim como a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “É um parâmetro excelente porque 45 dias após a imunização, o paciente já terá um grau de produção de anticorpos”, explicou o governador. No entanto, mesmo a primeira dose já iniciar a produção de células de defesa do organismo, Caiado alerta. “Não quer dizer que fique 100% imune. É preciso manter os protocolos sanitários”, disse.
A expectativa é que o novo lote de vacina, mandado semanalmente pelo Ministério da Saúde, chegue a Goiás durante o feriado da Semana Santa.
Apesar das perspectivas positivas, durante entrevista à TV Anhanguera, também nesta quarta-feira, Caiado falou sobre os altos índices de infecção e reinfecção do coronavírus, em Goiás. “No pior momento da primeira onda, nós tivemos uma semana em que o número de óbitos chegou a 60 por dia, por uma semana. Agora, nós ainda não estamos no pico do problema”, informou.
Ainda informou que a expectativa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é de ampliar as vagas de leitos. “Mesmo com a ocupação de 95% de nossos leitos, nós esperamos ampliar a oferta nos próximos dias, desde que tenhamos a compreensão da população para estes próximos 14 dias”, afirma Caiado. O período citado pelo governador é em relação ao decreto Estadual, que orienta os municípios a adotarem o revezamento temporário na abertura e fechamento do comércio para conter o avanço da pandemia.