Covid-19: Cantor sertanejo Maurício, da dupla Os Filhos de Goiás, morre em Jataí

Nesta quinta-feira, 01, o cantor e compositor Orlando Gonçalves de Assis, conhecido como Maurício, da dupla Os Filhos de Goiás ,morreu vítima da Covid-19. Ele tinha 85 anos e estava internado no Hospital das Clínicas Doutor Serafim de Carvalho, em Jataí.

Entre os sucessos de Maurício está a canção Amor Distante, que foi regravada por Chitãozinho e Xororó, Eduardo Costa e Trio Parada Dura.

De acordo com a família, ele tinha diabetes e já vinha enfrentando problemas de saúde, sendo internado algumas vezes desde o ano passado.

O corpo do cantor foi enterrado na manhã desta quinta-feira no Cemitério São Miguel. Devido aos protocolos da pandemia, os amigos fizeram uma breve homenagem à distância, cantando durante o enterro.

Carreira

Maurício era integrante do trio Os Filhos de Goiás, que começou em 1962. Ele se apresentava com o irmão, Orenci, conhecido como Maurozinho, e Ivone Ferreira Dias, o Voninho.

Depois de diversos discos lançados, Voninho deixou o grupo em 1976. Os irmãos seguiram se apresentando com a participação de outros músicos por mais alguns anos A dupla se reuniu em 1994 e 2012, quando gravou um DVD.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp