Press "Enter" to skip to content

Covid-19 domina casos de infecções respiratórias em Goiás

Última atualização 04/03/2024 | 11:41

O boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na última quinta-feira, 29, mostra que diagnósticos da Covid-19 dominam os casos de infecções respiratórias em Goiás. Os dados apontam que quase 70% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2024 são causados pelo vírus.

Além de Goiás, outros 17 estados também estão em monitoramento devido ao crescimento de SRAG a longo prazo. São eles: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

O coordenador Marcelo Gomes é considera o cenário como preocupante. “Está circulando ao mesmo tempo Covid-19 e influenza. Embora a Covid esteja gerando um número muito mais expressivo de internações do que a gripe, observamos essa circulação simultânea”, analisa Marcelo.

A Fiocruz aponta que a incidência da doença está mais presente em crianças de até dois anos e a partir de 65 anos. Uma das justificativas para este aumento está atribuído à circulação da cepa JN e as subvariantes, além das aglomerações no feriado de carnaval.

Até o momento, o país tem 69.234 casos de Covid-19 confirmados e 211 óbitos. Já em Goiás, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) confirmou 14.239 casos e outros 3.663 suspeitos nas últimas quatro semanas. A incidência no estado prevalece em mulheres, com 62.41% de casos confirmados. As pessoas na faixa etária de 40 a 49 anos são as mais atingidas.

Segundo o presidente Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, apesar da grande quantidade de casos confirmados, a Covid-19 se tornou uma “doença respiratória com a qual convivemos”, não se comparando a pandemia.