COVID-19: Goiás recebe 187 mil novas doses de vacina

FOTOS: André Saddi

Na madrugada desta sexta-feira (16), Goiás recebeu uma remessa com 187.750 doses de vacina. Do total de doses, 111.70 são da CoronaVac e 76 mil são da AstraZeneca. Ás doses serão utilizadas para a vacinação da 1ª e 2ª doses em idosos.

Para primeira dose serão reservadas 114.955 vacinas. Já para o reforço, serão usadas 72.795 doses restantes. O estado vai reservar uma parcela para ser aplicada também em profissionais de saúde e da segurança pública.

Em coletiva na madrugada desta sexta feira (16), Ronaldo Caiado informou que até o fim do mês de abril poderá ser adiantado a vacinação até pessoas com 60 anos de idade.

“Acreditamos que alguns municípios chegarão a 62 anos, outros a 63. A média é essa. Temos a confirmação agora da chegada do IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] ao Butantan e que não faltará IFA à Fiocruz”, afirmou o governador. “Seguimos com o prognóstico de que, até o fim do mês de abril, poderemos adiantar até as pessoas com 60 anos de idade”, projetou Caiado, sobre faixas etárias que ainda faltam ser vacinadas.

O governador informou ainda que as doses chegadas nesta madrugada vão acelerar a meta de proteger todos os idosos e, de forma gradativa, avançar para outros grupos prioritários e idades. “A partir daí, uma nova regra será colocar todos os pacientes com maiores comorbidades, os submetidos a tratamentos oncológicos e diálises, pessoas com síndrome de down e autismo”, detalhou durante a coletiva. “São pontos que vamos inserir após os 60 anos. Vamos atender em seguida as faixas cronológicas”.

Os imunobiológicos ficarão armazenados na capital e começarão a ser distribuídos na manhã desta sexta-feira, após conferência de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Serão distribuídas para 18 Regionais de Saúde que receberão a remessa e, em seguida, farão o repasse a todos os munícipios goianos. Com isso, será possível o retorno da primeira etapa em várias cidades que estão com campanhas interrompidas devido a falta de imunizantes.

Deste o começo das distribuições, o estado já recebeu 1.557.880 doses. Em levantamento apurado pela SES-GO referente à primeira dose, foram aplicadas 668.554 doses das vacinas contra o Covid-19 em todo o estado. Outras 197.157 serão utilizadas na segunda aplicação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos