COVID-19: Goiás recebe 187 mil novas doses de vacina

As vacinas chegaram na madrugada desta sexta-feira (16)

Na madrugada desta sexta-feira (16), Goiás recebeu uma remessa com 187.750 doses de vacina. Do total de doses, 111.70 são da CoronaVac e 76 mil são da AstraZeneca. Ás doses serão utilizadas para a vacinação da 1ª e 2ª doses em idosos.

Para primeira dose serão reservadas 114.955 vacinas. Já para o reforço, serão usadas 72.795 doses restantes. O estado vai reservar uma parcela para ser aplicada também em profissionais de saúde e da segurança pública.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Em coletiva na madrugada desta sexta feira (16), Ronaldo Caiado informou que até o fim do mês de abril poderá ser adiantado a vacinação até pessoas com 60 anos de idade.

“Acreditamos que alguns municípios chegarão a 62 anos, outros a 63. A média é essa. Temos a confirmação agora da chegada do IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] ao Butantan e que não faltará IFA à Fiocruz”, afirmou o governador. “Seguimos com o prognóstico de que, até o fim do mês de abril, poderemos adiantar até as pessoas com 60 anos de idade”, projetou Caiado, sobre faixas etárias que ainda faltam ser vacinadas.

O governador informou ainda que as doses chegadas nesta madrugada vão acelerar a meta de proteger todos os idosos e, de forma gradativa, avançar para outros grupos prioritários e idades. “A partir daí, uma nova regra será colocar todos os pacientes com maiores comorbidades, os submetidos a tratamentos oncológicos e diálises, pessoas com síndrome de down e autismo”, detalhou durante a coletiva. “São pontos que vamos inserir após os 60 anos. Vamos atender em seguida as faixas cronológicas”.

Os imunobiológicos ficarão armazenados na capital e começarão a ser distribuídos na manhã desta sexta-feira, após conferência de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Serão distribuídas para 18 Regionais de Saúde que receberão a remessa e, em seguida, farão o repasse a todos os munícipios goianos. Com isso, será possível o retorno da primeira etapa em várias cidades que estão com campanhas interrompidas devido a falta de imunizantes.

Deste o começo das distribuições, o estado já recebeu 1.557.880 doses. Em levantamento apurado pela SES-GO referente à primeira dose, foram aplicadas 668.554 doses das vacinas contra o Covid-19 em todo o estado. Outras 197.157 serão utilizadas na segunda aplicação.

Tags: