Press "Enter" to skip to content

Covid-19: Igrejas tem maior risco de transmissão

Acontece neste momento uma ação sobre Templos e Igrejas no Supremo Tribunal Federal. O motivo do julgamento é com base em estudos no exterior que indicam igrejas com maior risco de transmissão de Covid-19 do que mercados e consultórios. De acordo com os cientistas, estes lugares propiciam o espalhamento do vírus pelas suas atividades e por reunir grande quantidade de pessoas em espaços fechados.

A pesquisa é de Stanford publicada pela revista científica Nature, em novembro do ano passado. De acordo com ela, poucos lugares com aglomeração foram responsáveis por oito a cada dez novos casos de Covid nos Estados Unidos nos primeiros meses da pandemia. O estudo foi pautado num modelo matemático pra avaliar o quanto cada local foi gerador da proliferação da doença.

As igrejas, ficaram em 6º lugar, na frente de consultórios médicos (7º), mercados (8º), por exemplo. Fica atrás de restaurantes (1º), academias (2º), hotéis e motéis (3º) e bares e cafés (4º). Cientistas acreditam que as medidas restritivas deveriam ser direcionadas a esses locais.

Aqui no Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes, decidiu no último sábado (3), liberar celebrações religiosas presenciais no país, sendo alvo de críticas de colegas e prefeitos. Por esse motivo, segue no plenário a discussão desse tema para nortear medidas.