Covid-19: mais de 16 mil pessoas tomaram doses de vacinas trocadas

De acordo com o DataSus, sistema de informações do Ministério da Saúde, ao menos 16,5 mil pessoas tomaram doses trocadas contra a Covid-19 no Brasil. Informações da Folha de S. Paulo indicam que 14.791 pessoas iniciaram a imunização com a Oxford/AstraZeneca, e depois tomaram a segunda dose da CoronaVac. Outras 1.735 fizeram o contrário.

O erro ocorreu em quase todo o país, exceto no Acre e no Rio Grande do Norte. A maior parte das trocas foi feita na vacinação de profissionais da saúde. Segundo a imunologista Cristina Bonorino, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) “quem tomou uma dose de um fabricante e outra dose do outro, não tomou nenhuma dose completa da vacina”, assim não está imunizado.

Vale lembrar que as vacinas tem intervalos diferentes de aplicação, sendo 28 dias para a CoronaVac e até 3 meses para a AstraZeneca. O ministério da saúde disse que foi notificado apenas sobre 481 aplicações trocadas, mas que cabe aos estados e municípios o acompanhamento e monitoramento de possíveis sintomas adversos nessas pessoas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp