Press "Enter" to skip to content

Covid-19: mais de 16 mil pessoas tomaram doses de vacinas trocadas

De acordo com o DataSus, sistema de informações do Ministério da Saúde, ao menos 16,5 mil pessoas tomaram doses trocadas contra a Covid-19 no Brasil. Informações da Folha de S. Paulo indicam que 14.791 pessoas iniciaram a imunização com a Oxford/AstraZeneca, e depois tomaram a segunda dose da CoronaVac. Outras 1.735 fizeram o contrário.

O erro ocorreu em quase todo o país, exceto no Acre e no Rio Grande do Norte. A maior parte das trocas foi feita na vacinação de profissionais da saúde. Segundo a imunologista Cristina Bonorino, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) “quem tomou uma dose de um fabricante e outra dose do outro, não tomou nenhuma dose completa da vacina”, assim não está imunizado.

Vale lembrar que as vacinas tem intervalos diferentes de aplicação, sendo 28 dias para a CoronaVac e até 3 meses para a AstraZeneca. O ministério da saúde disse que foi notificado apenas sobre 481 aplicações trocadas, mas que cabe aos estados e municípios o acompanhamento e monitoramento de possíveis sintomas adversos nessas pessoas.