Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Médico se revolta com demora nos testes e protocolo em Divinópolis

Última atualização 27/04/2021 | 14:23

O médico Delano Santiago Pacheco que atua no Posto de Saúde do Bom Pastor em Divinópolis, se revoltou e gravou um vídeo na manhã desta segunda-feira (26), após ser impedido pela gerência da unidade de saúde de conceder 15 dias de atestado a um paciente com quadro de suspeita de Covid-19.

Segundo o profissional, o protocolo da prefeitura da cidade limita o atestado a dez dias, mas a realização do exame para a Covid-19, no método PCR, só poderia ser agendada para o dia 10 de maio, 14 dias após a consulta do paciente.

O médico cita o perigo do paciente infectar uma grande quantidade de pessoas pelo fato de não fazer o exame e não ter o atestado para que o paciente fique em isolamento dentro de casa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que segue protocolo de orientações às UBS/ESF, de acordo com o infectologista e pesquisador da Universidade Federal de São João del Rei, Gustavo Rocha. Nele diz que todas as pessoas devem cumprir o isolamento domiciliar por 10 dias a partir do início dos sintomas e 14 dias para os contatos domiciliares e próximos.

 

Protocolo seguido pelo município:

“As recomendações municipais gerais de abordagem e manejo clínico de infecções pelo novo Coronavírus seguem as diretrizes do Protocolo de Manejo Clínico do novo Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde, (Versão 9), do Guia de Vigilância Epidemiológica em COVID-19 e normativas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG).

Cabe ressaltar que, conforme protocolo municipal, em casos de diagnóstico de Síndrome Gripal (SG), todas as pessoas deverão realizar o isolamento domiciliar por 10 dias, à partir da data de início dos sintomas e para seus contatos domiciliares e próximos, o isolamento é de 14 dias após a última exposição potencial, havendo monitoramento pela equipe de saúde quanto a possível evolução para quadro sintomático.

Em relação à confirmação diagnóstica de casos da COVID-19, há critérios para tal fim que não se restringem exclusivamente à confirmação por testagem, sendo possível a confirmação por critério laboratorial (biologia molecular através do RT-PCR e imunologia através da testagem rápida), critério clínico-epidemiológico, critério clínico-imagem e critério clínico.

O exame de testagem rápida é coletado em usuários sintomáticos a partir do 14º dia do início dos sintomas devido ao período de janela imunológica e, independente do resultado (positivo ou negativo), o usuário permanece em isolamento e monitoramento por um período de 10 dias.

O exame RT-PCR tem indicação de coleta entre o 3º e 7º dia a partir do início dos sintomas e segue as diretrizes da SES/MG quanto aos critérios para coleta: usuários hospitalizados, pessoas com condições clínicas de risco para complicações da COVID-19, profissionais de saúde, segurança pública, idosos e trabalhadores de serviços essenciais.

A SEMUSA não tem medido esforços no sentido de garantir assistência de qualidade a todos os usuários suspeitos e confirmados para a COVID-19 bem como seus contatos, com vistas a evitar a disseminação do vírus e adoecimento da população.

Infelizmente, algumas pessoas estão utilizando o momento para politizar a situação. No entanto, o que deve ser feto é seguir as bases científicas e orientações dos órgãos superiores de saúde pública e isso a Prefeitura de Divinópolis tem cumprido rigorosamente.”