Especialistas alertam para nova onda de Covid-19 no Ceará e falam sobre cuidados durante as festas de fim de ano
De acordo com especialistas consultados pelo DE, o Ceará vive um “padrão
sazonal” de positivação de casos de Covid-19. O uso de máscaras, higienização
das mãos e isolamento de pessoas infectadas são medidas a serem tomadas. Testagem de Covid-19 cresce em unidades de saúde.
O uso de máscaras descartáveis, higienização das mãos com água e sabão e o isolamento de pessoas doentes são estratégias conhecidas por quem viveu uma pandemia de Covid-19. No Ceará, essas ações estão retornando após recomendações médicas.
O estado registrou 599 novos casos de Covid-19 em uma semana, entre os dias 17 e 23 de novembro, segundo o boletim da Secretaria Estadual da Saúde. Embora o cenário seja bem diferente da pandemia de anos atrás, inclusive sem nenhuma morte pela doença nos últimos dias, o aumento dos casos confirmados da doença acende um alerta.
Especialistas consultados pelo DE comentam que o Ceará vive uma nova onda da infecção e compartilham cuidados a serem tomados neste fim de ano, que já chega com Natal, Ano Novo e confraternizações.
“A saúde começa individualmente, mas ela se estende à saúde pública. E, assim,famílias muito amorosas, que tem aquele idoso, precisa colocar máscara nele (nos festejos de fim de ano, por exemplo). Quando for tirar a máscara, colocar pra ele ficar um pouquinho mais distante do aglomerado. É o que se pode fazer,porque a gente também não quer isolar esse idoso”, complementou Caroline Gurgel.
Vacinação contra Covid é recomendada para reduzir número de casos da doença e evitar quadros graves. Infectologista do Hospital São José, Pablo Eliack disse ao DE que essa sazonalidade se caracteriza pela mudança da cepa do vírus da Covid-19. A cepa é uma variante ou um grupo de variantes dentro de uma linhagem que se comportam um pouco diferente do vírus original.
Segundo o especialista, é preciso ficar de olho nos sintomas para decidir a hora de ir ao hospital. Como os sintomas de Covid são parecidos com os de outras doenças gripais, os sinais de alerta para uma possível gravidade na Covid podem ser: falta de ar, queda na saturação dos pulmões, desorientação/confusão, cansaço, dedos azulados (sinal de menor oxigenação no corpo).
Atualmente, o imunizante SpikeVax, da fabricante Moderna está disponível em seis postos de saúde da capital que estão realizando a imunização. Com o aumento dos casos de Covid-19 em Fortaleza nas últimas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçou os pontos de vacinação para garantir que a população tenha acesso às doses atualizadas do imunizante.