Press "Enter" to skip to content

Covid-19: Pessoas que vivem com HIV/Aids terão prioridade para vacina

O governo federal incluiu pessoas que vivem com HIV/Aids entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. A inclusão aconteceu em nota técnica, atualizando o Programa Nacional de Imunização.

Sendo assim, HIV/Aids é considerada uma comorbidade e pacientes que vivem com o vírus entre 18 e 59 anos, entrarão no cronograma de vacinação.

De acordo com a ordem que já foi definida pelo Ministério da Saúde, pessoas com comorbidades serão vacinadas logo após o grupo de 60 anos. Em seguida vêm pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, professores do ensino básico, trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte, caminhoneiros, portuários e trabalhadores industriais.

Esse limite foi definido pelo fato de as pessoas com mais de 60 anos já estarem no grupo dos idosos.

Os dados das pessoas com HIV/Aids serão incluídos automaticamente no Conecte-SUS. No entanto, também será possível comprovar a condição apresentando relatório médico, exames, receitas de antirretrovirais e prescrição médica.