Press "Enter" to skip to content

Covid-19: Quase metade dos pacientes internados em Aparecida são de outras cidades

Com o avanço da pandemia, a ampliação e leitos de UTI tem sido feita em Aparecida de Goiânia e diversas cidades, não só em Goiás. Um levantamento feito na última terça feira (06), 48% dos pacientes internados nos leitos intensivos da rede em Aparecida são de outros municípios.

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, explica como o município realiza as internações hospitalares: “Os pacientes chegam nos hospitais públicos da nossa cidade para tratamento da Covid-19 por meio de pedidos encaminhados à Central Municipal de Regulação. É este órgão que analisa as solicitações, realiza a busca por vagas e libera para internação conforme prioridade clínica. A maioria das solicitações são das Upa´s 24h de Aparecida, que já recebem pacientes de todas as localidades, mas há ainda pedidos de outras unidades de saúde, inclusive de outras cidades”.

Diante disso, quando existem vagas, Aparecida cede vagas de leitos para outros municípios.

No último 18 de março a cidade alcançou estabilidade na taxa de ocupação de leitos hospitalares. No dia 17, por exemplo, 98% dos leitos intensivos da rede pública exclusivos para tratamento da Covid estavam ocupados. Com o aumento da oferta, na semana seguinte, a taxa reduziu e se estabilizou na faixa dos 90%. Na outra semana, o índice manteve a média de 85%. No dia 02 de abril, apenas 65% dos leitos de UTI estavam ocupados.

No último boletim emitido pela Prefeitura, Aparecida possui 964 casos ativos e 57.767 casos confirmados. 55.835 já estão recuperados e 968 vieram a óbito por Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 80%.