Covid-19: Vacinação para idosos a partir de 75 anos segue até quinta feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) iniciou nessa terça feira (06) a vacinação da segunda dose da Coronavac para idosos a partir de 75 anos. Até a próxima quinta feira, a prefeitura vai atender àqueles que tinham o prazo para tomar o reforço de 12 a 14 de abril, como consta no cartão de vacinação.

Os nove postos seguem com o mesmo funcionamento, com atendimento das 08h as 17h e até quinta feira será exclusivo para a imunização com a Coronavac.

Segundo a secretaria, mesmo que a data de retorno agendada na carteira de vacinação seja 12 de abril, é melhor receber a reposição antes, pois o intervalo entre as duas fases da Coronavac é de 21 a 28 dias. “A população pode ficar tranquila com esse adiantamento da segunda dose, pois estamos dentro do prazo indicado pelos laboratórios. Receber o imunizante agora amplia a resposta do sistema imunológico e garante a eficácia da vacina”, explica Yves Mauro Terne, superintendente de vigilância em Saúde da SMS.

Nesta segunda-feira (5/4), a prefeitura de Goiânia aplicou a segunda dose da Coronavac em 3.675 pessoas a partir de 76 anos. Conforme balanço geral mais recente, a capital tem 181.693 doses aplicadas na primeira etapa, incluindo profissionais de saúde, segurança e salvamento, além de idosos pertencentes a diferentes grupos.

A cobertura corresponde a 12% da população goianiense. Já com o reforço, são 62.581 doses aplicadas, o equivalente a 4,13% da população. Os dois índices superam a média nacional, com 9,2% e 2,55% da população brasileira vacinadas com primeira e segunda dose, respectivamente.

Locais de vacinação

Escola Municipal Francisco Matias
Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

Escola Municipal Lions Clube Bandeirante
Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Escola Municipal Coronel José Viana
Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

Escola Municipal Santa Helena
Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso, Goiânia

Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais
Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros
Endereço: Rua Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

Escola Rotary Goiânia Oeste
Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO

Atendimento drive thru

Shopping Passeio das Águas
Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área I
Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp