A variante identificada naDefinir imagem destacada Índia, já preocupa governo, cientistas e população no Reino Unido e pode atrasar a volta da Inglaterra à vida normal. “É cedo demais para dizer como será este verão”, afirmou o premiê britânico, Boris Johnson, nesta sexta-feira (14), em entrevista convocada para alertar o país sobre os novos riscos.
“Essa nova variante pode provocar sérias interrupções na reabertura”, disse o primeiro-ministro. Segundo ele, está mantida a passagem para a etapa 3, que inclui reabertura de empresas e restaurantes, permissão para receber convidados e a volta de viagens, a partir desta segunda.
Mas, se a variante se mostrar significativamente mais transmissível que os atuais vírus que circulam no país, a passagem para a etapa 4 não será mais no dia 21 de junho, alertou Boris. Segundo ele, além do grau de contágio, também é preciso saber se a variante consegue escapar da proteção das vacinas.
Segundo o relatório do Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (Sage), os primeiros indícios são de que essa variante pode ser 50% mais transmissível que a linhagem de vírus atual.