Press "Enter" to skip to content

CPI da Covid: Torres confirma reunião para troca de bula da cloroquina

Última atualização 11/05/2021 | 16:50

Durante o depoimento aos senadores da CPI da Covid, o presidente da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barras Torres, confirmou reunião feita com o presidente Jair Bolsonaro para que fosse possível a alteração da bula da cloroquina para que o medicamento fosse indicado ao tratamento do novo coronavírus. A informação foi dada durante o depoimento ao ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última terça-feira (4). O medicamento é comprovado cientificamente sem eficácia para o tratamento da Covid-19.

“Esse documento foi comentado pela Dr. Nise Yamaguchi”, afirma Torres. “Quando houve uma proposta, isso me causou uma reação mais brusca. Isso não tem cabimento, isso não pode”, completa Antônio. O presidente da Anvisa informou que a reunião ocorreu no quarto andar do Palácio do Planalto e que não tem conhecimento de quem havia formulado a fórmula.

Além disto, Antônio ressaltou que a cloroquina não deve ser utilizada no tratamento contra o coronavírus “Estudos apontam a não eficácia [da cloroquina]. Até o momento as informações vão contra o uso”, reforça.

O chefe da Anvisa pontua que apenas o laboratório que fabrica o medicamento deve pedir a alteração da bula após a comprovação com estudos que o produto tem eficácia contra alguma enfermidade. Após análise, a Anvisa quem deve aprovar ou não essa modificação.