CPI: Osmar Terra e auditor do TCU são convocados

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid votou e aprovou o convite ao deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), apontado como um dos integrantes do ”gabinete paralelo”, para prestar depoimento ao colegiado.

Também foi aprovada a convocação do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor do relatório que questiona o número de mortes causadas pelo Covid-19 e do ex-secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo.

Terra estava presente no encontro com o presidente Jair Bolsonaro, que reuniu defensores do tratamento precoce contra a Covid-19, onde o virologista Paulo Zanotto sugeriu a formação de um ”shadow cabinet”, com integrantes que não seria expostos e aconselhariam o governo sobre vacinas contra o coronavírus.

Terra recorreu diversas vezes às redes sociais durante a pandemia para divulgar informações imprecisas sobre a pandemia. Ele também é apontado como um dos aliados do presidente que teria o influenciado sobre a tese da ”imunidade de rebanho”.

O documento que teria sido elaborado por Alexandre Silva foi citado por Bolsonaro como forma de comprovar sua tese de que cerca de metades das mortes registradas como Covid-19 não teria sido causadas pela doença.

Entre os demais convocados estão o ex-secretário de saúde do Distrito Federal Francisco de Araújo Filho, o desenvolvedor do aplicativo TrateCOV, o Secretário de Comunicação Institucional, Felipe Cruz Pedri, o empresário José Alves Filho, e o presidente da Apsen Farmacêutica, Renato Spallicci.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp