Press "Enter" to skip to content

CPI: Osmar Terra e auditor do TCU são convocados

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid votou e aprovou o convite ao deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), apontado como um dos integrantes do ”gabinete paralelo”, para prestar depoimento ao colegiado.

Também foi aprovada a convocação do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor do relatório que questiona o número de mortes causadas pelo Covid-19 e do ex-secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo.

Terra estava presente no encontro com o presidente Jair Bolsonaro, que reuniu defensores do tratamento precoce contra a Covid-19, onde o virologista Paulo Zanotto sugeriu a formação de um ”shadow cabinet”, com integrantes que não seria expostos e aconselhariam o governo sobre vacinas contra o coronavírus.

Terra recorreu diversas vezes às redes sociais durante a pandemia para divulgar informações imprecisas sobre a pandemia. Ele também é apontado como um dos aliados do presidente que teria o influenciado sobre a tese da ”imunidade de rebanho”.

O documento que teria sido elaborado por Alexandre Silva foi citado por Bolsonaro como forma de comprovar sua tese de que cerca de metades das mortes registradas como Covid-19 não teria sido causadas pela doença.

Entre os demais convocados estão o ex-secretário de saúde do Distrito Federal Francisco de Araújo Filho, o desenvolvedor do aplicativo TrateCOV, o Secretário de Comunicação Institucional, Felipe Cruz Pedri, o empresário José Alves Filho, e o presidente da Apsen Farmacêutica, Renato Spallicci.