Os candidatos aprovados na primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) e classificados para a segunda etapa poderão verificar os locais das provas discursivas a partir das 16h de segunda-feira (1º), horário de Brasília. As informações estarão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser acessado na página virtual do concurso, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora do processo seletivo. Para acessar, basta informar o CPF e senha da plataforma Gov.br.
O cartão de confirmação é individual para os 42.499 candidatos aprovados nas provas objetivas do certame realizadas em outubro. Além dos locais das provas discursivas, o documento traz o número de inscrição, data, hora e local da prova, bem como a possibilidade de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social. Embora não obrigatório, recomenda-se levar o cartão impresso no dia da prova para facilitar a localização.
As provas discursivas do CPNU 2025 serão realizadas em 7 de dezembro em 228 cidades brasileiras, seguindo o mesmo modelo da primeira etapa. Para cargos de nível superior, a prova terá duas questões valendo 22,5 pontos cada. Já para nível intermediário, será uma redação dissertativo-argumentativa valendo 30 pontos. Os textos devem ter até 30 linhas e serão avaliados com base em conhecimentos específicos e domínio da língua portuguesa.
No dia da prova, os candidatos a cargos de nível superior farão o exame das 13h às 16h, horário de Brasília, enquanto os de nível intermediário terão das 13h às 15h. Os portões serão fechados às 12h30. O CPNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Há a previsão de 2.480 vagas para preenchimento imediato e 1.172 para provimento a curto prazo, após a homologação dos resultados.



