Cratera se forma em rua de Ibirité após chuva forte; VÍDEO mostra estragos

Cratera se abre em rua na Grande BH após chuva forte; VÍDEO

Diário do Estado sobrevoou Ibirité nesta quarta-feira (8) e mostrou estragos provocados por temporal. Enchente atingiu casas e comércios em vários pontos da cidade.

Uma cratera se abriu na Rua Mariana, no bairro Eldorado, em Ibirité, na Grande BH. O Diário do Estado sobrevoou a região nesta quarta-feira (8) e mostrou os estragos provocados pela chuva de terça (7) à noite (veja vídeo abaixo).

O dia amanheceu com os moradores contabilizando os prejuízos causados pelo temporal, enquanto máquinas da prefeitura faziam a limpeza das vias. A enchente atingiu casas e comércios em vários pontos da cidade.

Na Avenida Doutor Paulo Souza, no bairro Colorado, um carro foi arrastado pela enxurrada (assista abaixo). Já na Avenida Barbacena, no bairro Palmares, a água subiu cerca de 60 centímetros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi chamada para o salvamento de pessoas ilhadas em veículos e imóveis nos bairros Lago Azul e Palmares. Ninguém ficou ferido.

Nesta terça-feira (7), uma tempestade atingiu Dom Silvério, na Região da Zona da Mata, derrubou nove pontes — três dentro da área urbana e seis na zona rural — e levou lama para dentro de casas.

A cidade tem 5.228 habitantes e foi totalmente afetada pela chuva. Moradores tiveram que abandonar os lares no meio da enxurrada, e alguns deles contaram até com a ajuda do próprio prefeito da cidade, Zé Bráulio (União), que usou cordas no resgate.

Em Minas Gerais, 44 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas. As cidades de Conceição do Pará, na Região Centro-Oeste, Coronel Fabriciano, no Leste, e Nepomuceno, no Sul, estão em estado de calamidade pública.

Onze pessoas morreram no atual período chuvoso no estado, iniciado no fim de setembro — a maior parte dos óbitos ocorreu em dezembro. As mortes foram registradas em Uberlândia (1), Ipanema (3), Maripá de Minas (1), Coronel Pacheco (1), Raul Soares (2), Nepomuceno (1), Capinópolis (1) e Alterosa (1).

Os dados constam no boletim da Defesa Civil de MG desta quarta-feira (8). Ao todo, 1.268 pessoas já ficaram desalojadas, e outras 183, desabrigadas (com necessidade de abrigo público).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Férias nos Parques de Belo Horizonte: diversão e natureza para toda a família

Parques de Belo Horizonte oferecem diversas atividades gratuitas para toda a família durante as férias, proporcionando momentos de diversão e de contato com a natureza. A programação de férias 2025 nos 11 parques municipais administrados pela Prefeitura de Belo Horizonte está repleta de oficinas educativas, exposições, trilhas guiadas, shows, rua de lazer, jogos interativos e aulas de dança. Os espaços proporcionam uma variedade de opções para todos os gostos e idades.

A programação dos parques é dinâmica e pode sofrer alterações de acordo com as condições do tempo, como chuva e neblina, que podem inviabilizar a realização das atividades. Portanto, é importante ficar atento às atualizações e comunicados da Prefeitura de Belo Horizonte para garantir a participação nas atividades desejadas. A programação se estende até o dia 2 de fevereiro, oferecendo diversas opções de entretenimento ao longo deste período.

Um dos parques que faz parte da programação é o Parque Jacques Cousteau, localizado no bairro Betânia, que oferece uma Trilha Guiada para os visitantes, apresentando detalhes sobre a história do parque, sua biodiversidade e a importância das áreas verdes urbanas. Além disso, um Circuito de Jogos Ambientais proporciona uma experiência educativa e lúdica sobre a fauna e a flora dos parques de Belo Horizonte, com jogos interativos para diferentes faixas etárias.

Já no Parque das Mangabeiras, estão programadas atividades de educação ambiental, como a oficina “Onde moram os bichos”, que aborda os tipos de habitat e os animais associados a eles, e a trilha “Exploradores da natureza: uma aventura na mata”, que convida os participantes a conhecer e identificar as plantas e animais locais. Além disso, o músico Rogério Trinta fará uma apresentação acústica, tocando hits internacionais para o público.

Na agenda do Mirante do Mangabeiras, também há uma oportunidade de curtir o show acústico de Rogério Trinta, proporcionando um momento de relaxamento e apreciação da música em um ambiente natural e agradável. Em diferentes parques, como o Parque da Serra do Curral, estão programadas trilhas guiadas que oferecem aos participantes informações sobre a biodiversidade local e a importância da conservação ambiental.

Outro destaque da programação é o Projeto Cativeiro nos Parques, que propõe uma experiência virtual com o uso de óculos de realidade virtual para conscientizar sobre o tráfico de animais silvestres. Além disso, há atividades como a prática de danças, exposições de arte e educação ambiental, entre outras opções para aproveitar as férias de forma saudável e educativa nos parques de Belo Horizonte. Aproveite as atividades gratuitas e divirta-se em meio à natureza na companhia de amigos e familiares.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp