Press "Enter" to skip to content

Prédio residencial atingido por incêndio no antigo Banana Shopping será avaliado

Última atualização 06/04/2022 | 17:29

Os integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) deverão avaliar os impactos em um prédio residencial do incêndio que atingiu o antigo Banana Shopping na tarde da última segunda (04). As causas e local onde começou o fogo ainda não foram identificados pela Polícia Civil, mas o Corpo de Bombeiros identificou ausência de equipamentos de prevenção e combate às chamas. Não houve vítimas.

“Terá de ser feita uma vistoria, uma avaliação para sabermos se apenas as instalações e cobertura foram comprometidas. Se outros elementos, principalmente estruturais, não tiverem sido comprometidos, provavelmente o proprietário terá que indenizar as partes”, afirmou a gerente do departamento técnico do Crea-GO,  Rosana Brandão, em entrevista à TV Anhanguera.

Segundo moradores do edifício, a fiação dos chuveiros e o telhado foram consumidos devido às altas temperaturas. O antigo Banana Shopping está interditado para garantir a segurança já que a estrutura ainda não passou por avaliação especializada. A deformação da estrutura metálica do local intrigou peritos pelo fato de se tratar de um prédio relativamente novo e aparato moderno.

O tenente dos bombeiros Lucas Nunes foi um dos participantes da ação de controle do fogo e apontou problemas para encontrar fornecimento de água. “Quando chegamos, tentamos usar os hidrantes perto do cinema, mas ao abrir o registro, não saiu água e tivemos que montar o nosso sistema usando as viaturas”, alega.

Das cinco salas de cinema no primeiro piso do shopping, quatro foram atingidas no acidente. O espaço receberia a 14ª mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” a partir desta sexta (08). Uma fumaça preta podia ser vista a quilômetros de distância e assustou quem passava pela região do centro de Goiânia. O trânsito teve de ser interrompido e o local evacuado. 

Punição de responsável técnico

Membros do Crea-GO colheram informações para apurar se há profissionais responsáveis por manutenções preventivas e pelas instalações de combate a incêndio. Caso sejam constatadas faltas por parte do responsável técnico, ele pode ser punido de advertência e a cancelamento de registro no Conselho.