Creche de Sorocaba estimula empatia ao adotar cães cegos: transformando vidas e rotinas das crianças

creche-de-sorocaba-estimula-empatia-ao-adotar-caes-cegos3A-transformando-vidas-e-rotinas-das-criancas

Adoção de cães cegos estimula empatia e transforma rotina de alunos em creche de Sorocaba

Instituição aderiu ao Programa Escola Amigo Pet, criado na cidade por lei municipal. Deise Almeida, de cinco anos, é uma das alunas que tiveram impacto positivo.

Empatia e inclusão: creche adota cães cegos e transforma rotina de crianças em Sorocaba

Educar vai além de ensinar repertório ou lógica: é também despertar e estimular a empatia e o amor pelos animais, inclusive por aqueles que possuem alguma deficiência.

Pensando nisso, o Centro de Educação Infantil (CEI) 38 Maria Garcia Vecina, de Sorocaba (SP), adotou dois cães idosos e cegos: Rosa e Nescau. Atualmente a creche conta com aproximadamente 150 alunos, entre eles, 14 são autistas e neuro divergentes.

“As crianças da Educação Infantil estão numa fase encantadora, aprendendo sobre empatia, cuidado e responsabilidade. A convivência com animais de estimação fortalece esses valores de forma natural, lúdica e afetiva”, diz Denise Cavalcante Silva Souza, diretora da instituição.

A adoção dos cachorros transformou a rotina das crianças que, segundo Denise, chegam à escola chamando por Nescau e Rosa. Ainda de acordo com ela, os animais deixaram a instituição mais alegre, afetuosa e acolhedora.

“As crianças estão encantadas com essa nova experiência. Elas ajudam na alimentação, passeiam com eles no parque e, claro, enchem os novos amigos de carinho”, conta.
Cadela Rosa, à esquerda, e Nescau, à direita — Foto: Vinicius Cuba Theodoro

Para adotar os dois cães, a creche aderiu ao Programa Escola Amigo Pet, criado na cidade pela Lei Municipal 13.262/2025. O projeto tem como objetivo incentivar a adoção responsável de animais que vivem no canil do município.
“Durante nossa visita ao canil municipal, conhecemos muitos cãezinhos especiais. Foi nesse dia que encontramos o Nescau e a Rosa: dois cachorrinhos idosos, com dificuldades de visão, mas cheios de doçura e vontade de dar e receber carinho”, relembra.

De acordo com Denise, além dos cachorros, a instituição também abriga coelhos e galinhas, para promover a integração e o aprendizado dos alunos.

“Agora, Nescau e Rosa têm um novo lar no CEI 38, onde convivem diariamente com nossas crianças, colaboradores, famílias e também com os coelhos e galinhas da escola”, comemora.

Crianças brincam e cuidam de cães adotados em creche de Sorocaba (SP) — Foto: Vinicius Cuba Theodoro

ESTIMULANDO O AMOR

A adoção dos animais tem estimulado o amor das crianças da creche. É o caso de Deise Almeida, de apenas cinco anos, uma das alunas da creche. De acordo com sua mãe, Fernanda Almeida, a convivência com os animais tem trazido resultados positivos para o estado emocional da filha.

“Vimos na oportunidade do projeto de incluir o contato com os animais e também mostrar as diversidades da vida. Pelos animais terem deficiência ocular e serem idosos, estimula a Deise e os amigos a serem mais amorosos e cuidadosos”, conta a mãe.

Fernanda também conta que os estímulos provocados pelos cães tem deixado a filha mais calma e paciente, já que aprende a lidar com o tempo dos animais para cada atividade.

“Ela está amando. Por ela, levaria os animais pra casa. Deise está interagindo muito com os bichinhos, vejo que está sendo muito bom pra ela. Deise é apaixonada por animais desde sempre. E ama ajudar as pessoas”, diz.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp