Crer entrega 275 dispositivos ortopédicos no Norte de Goiás

Crer entrega 275 dispositivos ortopédicos no Norte de Goiás

A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), estará nesta semana, de 14 a 18 de agosto, na região Norte de Goiás, onde faz a entrega de 275 dispositivos ortopédicos.

Durante os dias 14 e 15 de agosto, a Oficina Ortopédica estará na Unidade Básica de Saúde ESF Maringá, em Porangatu. Já nos dias 16, 17 e 18 de agosto o atendimento acontece no Centro de Reabilitação Dr. Fernando Durães, em Uruaçu.

OFICINA

O objetivo da Oficina Ortopédica Itinerante é garantir a ampliação do atendimento à população do Estado.

Segundo o supervisor da Oficina Itinerante do Crer, Rodrigo Silveira Campos, todos os pacientes que receberão os aparelhos, já passaram pelo primeiro atendimento, foram avaliados e tiveram seus dispositivos ortopédicos prescritos pela equipe multiprofissional do Crer.

“Inicialmente nós vamos até os municípios, avaliamos e triamos os pacientes que a secretaria de saúde local identifica e encaminha para atendimento, e após 90 dias, retornamos para entrega dos dispositivos ortopédicos”, explica.

DISPOSITIVOS ORTOPÉDICOS

Rodrigo destaca que os aparelhos são confeccionados na Oficina Ortopédica do Crer, em Goiânia, e que a unidade móvel é estruturada com equipamentos que permitem ajustes e adaptações de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.

“Diante de qualquer eventualidade, como uma quebra de encaixe do dispositivo, por exemplo, esse paciente pode acionar o Crer para manutenção da peça, que é realizada pela nossa equipe em Goiânia.”

VIVER SEM LIMITES

A Oficina Itinerante do Crer foi lançada em agosto de 2017, por meio do projeto do governo federal “Viver Sem Limites”, e de lá para cá, já atendeu mais de 5,5 mil pacientes, com a entrega de 11.260 aparelhos ortopédicos até julho de 2023.

“A Oficina Itinerante possibilita a democratização do acesso aos serviços ortopédicos ofertados pelo Crer. Sabemos que, para muitos dos nossos pacientes, esse atendimento assegura a oportunidade de conseguir uma maior mobilidade, e assim, mais qualidade de vida”, afirma Rodrigo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp