A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), estará nesta semana, de 14 a 18 de agosto, na região Norte de Goiás, onde faz a entrega de 275 dispositivos ortopédicos.
Durante os dias 14 e 15 de agosto, a Oficina Ortopédica estará na Unidade Básica de Saúde ESF Maringá, em Porangatu. Já nos dias 16, 17 e 18 de agosto o atendimento acontece no Centro de Reabilitação Dr. Fernando Durães, em Uruaçu.
OFICINA
O objetivo da Oficina Ortopédica Itinerante é garantir a ampliação do atendimento à população do Estado.
Segundo o supervisor da Oficina Itinerante do Crer, Rodrigo Silveira Campos, todos os pacientes que receberão os aparelhos, já passaram pelo primeiro atendimento, foram avaliados e tiveram seus dispositivos ortopédicos prescritos pela equipe multiprofissional do Crer.
“Inicialmente nós vamos até os municípios, avaliamos e triamos os pacientes que a secretaria de saúde local identifica e encaminha para atendimento, e após 90 dias, retornamos para entrega dos dispositivos ortopédicos”, explica.
DISPOSITIVOS ORTOPÉDICOS
Rodrigo destaca que os aparelhos são confeccionados na Oficina Ortopédica do Crer, em Goiânia, e que a unidade móvel é estruturada com equipamentos que permitem ajustes e adaptações de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.
“Diante de qualquer eventualidade, como uma quebra de encaixe do dispositivo, por exemplo, esse paciente pode acionar o Crer para manutenção da peça, que é realizada pela nossa equipe em Goiânia.”
VIVER SEM LIMITES
A Oficina Itinerante do Crer foi lançada em agosto de 2017, por meio do projeto do governo federal “Viver Sem Limites”, e de lá para cá, já atendeu mais de 5,5 mil pacientes, com a entrega de 11.260 aparelhos ortopédicos até julho de 2023.
“A Oficina Itinerante possibilita a democratização do acesso aos serviços ortopédicos ofertados pelo Crer. Sabemos que, para muitos dos nossos pacientes, esse atendimento assegura a oportunidade de conseguir uma maior mobilidade, e assim, mais qualidade de vida”, afirma Rodrigo.