Crer irá levar atendimento aos Romeiros de Trindade

“Temos como objetivo estender a presença do Crer junto à comunidade por meio de ações de educação em saúde. Nesse atendimento vamos atuar na prevenção de lesões e minimizar os agravos em caso de patologias já instaladas”

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) irá proporcionar atendimento à comunidade durante a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Pela primeira vez, uma equipe de profissionais do CRER vai realizar uma ação de prevenção a lesões relacionadas a longas caminhadas junto aos romeiros.

O projeto Crer com os Romeiros vai contar com enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos do hospital que estarão no Centro de Apoio aos Romeiros, barraca montada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para ofertar atendimento e prevenir lesões durante a caminhada. O atendimento do CRER na Rodovia dos Romeiros, que liga Goiânia a Trindade, será do dia 22 ao dia 30 de junho. De segunda a sexta-feira, os profissionais ficarão na barraca da OVG das 18 às 22 horas. No sábado e domingo, das 06h30 às 10h30 e das 18 às 22 horas. Estudantes universitários também participarão da ação como voluntários.

A diretora multiprofissional de Reabilitação e Readaptação do Crer, Sônia Adorno, explica que o projeto faz parte do Planejamento Estratégico da instituição. “Temos como objetivo estender a presença do Crer junto à comunidade por meio de ações de educação em saúde. Nesse atendimento vamos atuar na prevenção de lesões e minimizar os agravos em caso de patologias já instaladas”, explica.

Entre os atendimentos ofertados estão a aferição de pressão e de glicemia, alongamentos e orientações sobre uma caminhada saudável e sem lesões. Além do atendimento médico, os profissionais do CRER também vão orientar os romeiros sobre a inclusão da pessoa com deficiência. Sônia Adorno pontua que é missão do Crer levar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, com orientações e capacitações para a reinserção no mercado de trabalho e por meio do esporte adaptado. Durante os nove dias do Crer com os Romeiros serão distribuídos panfletos com orientações sobre como abordar e como ajudar a pessoa com deficiência. “É importante informar a comunidade sobre a inclusão, parece pouco, mas faz toda diferença no dia a dia da pessoa com deficiência”, destaca.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos