Press "Enter" to skip to content

Crer irá levar atendimento aos Romeiros de Trindade

“Temos como objetivo estender a presença do Crer junto à comunidade por meio de ações de educação em saúde. Nesse atendimento vamos atuar na prevenção de lesões e minimizar os agravos em caso de patologias já instaladas”

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) irá proporcionar atendimento à comunidade durante a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Pela primeira vez, uma equipe de profissionais do CRER vai realizar uma ação de prevenção a lesões relacionadas a longas caminhadas junto aos romeiros.

O projeto Crer com os Romeiros vai contar com enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos do hospital que estarão no Centro de Apoio aos Romeiros, barraca montada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para ofertar atendimento e prevenir lesões durante a caminhada. O atendimento do CRER na Rodovia dos Romeiros, que liga Goiânia a Trindade, será do dia 22 ao dia 30 de junho. De segunda a sexta-feira, os profissionais ficarão na barraca da OVG das 18 às 22 horas. No sábado e domingo, das 06h30 às 10h30 e das 18 às 22 horas. Estudantes universitários também participarão da ação como voluntários.

A diretora multiprofissional de Reabilitação e Readaptação do Crer, Sônia Adorno, explica que o projeto faz parte do Planejamento Estratégico da instituição. “Temos como objetivo estender a presença do Crer junto à comunidade por meio de ações de educação em saúde. Nesse atendimento vamos atuar na prevenção de lesões e minimizar os agravos em caso de patologias já instaladas”, explica.

Entre os atendimentos ofertados estão a aferição de pressão e de glicemia, alongamentos e orientações sobre uma caminhada saudável e sem lesões. Além do atendimento médico, os profissionais do CRER também vão orientar os romeiros sobre a inclusão da pessoa com deficiência. Sônia Adorno pontua que é missão do Crer levar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, com orientações e capacitações para a reinserção no mercado de trabalho e por meio do esporte adaptado. Durante os nove dias do Crer com os Romeiros serão distribuídos panfletos com orientações sobre como abordar e como ajudar a pessoa com deficiência. “É importante informar a comunidade sobre a inclusão, parece pouco, mas faz toda diferença no dia a dia da pessoa com deficiência”, destaca.