Cresce o número de trabalhadores brasileiros com mais de 60 anos

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) – Características dos Moradores e Domicílios divulgada em abril deste ano pelo IBGE, o número de trabalhadores acima dos 60 anos tem crescido em ritmo muito maior que o das demais faixas etárias, pelo fato de desejar manter uma renda maior e uma vida mais ativa. Só no primeiro trimestre deste ano o grupo de trabalhadores acima dessa idade avançou 8%, frente ao mesmo período em 2017.

Ainda de acordo com o instituto, em cinco anos a população brasileira com ou acima dos 60 anos registrou um aumento de 18%, saltando de 25,4 milhões pessoas em 2012 para 30,2 milhões em 2017.  Entre  2007 e 2017, em dez anos, o número de idosos cresceu mais de 50%. Mudanças de hábitos como alimentação saudável, atividades física e intelectual regulares têm feito com que cada vez mais os brasileiros nessa faixa etária tenham maior longevidade e produtividade.

Diante desses dados, as empresas estão apostando cada vez mais nessa mão de obra experiente. Em Goiânia, por exemplo, a URBS RT Lançamentos Imobiliários lança a quarta edição do programa Veteranos que seleciona para sua equipe de vendas profissionais acima de 55 anos com experiência em qualquer área.

Egresso da terceira turma do Programa Veteranos da URBS RT, Valdir Francisco da Silva, de 61 anos,  é formado em administração de empresas e dedicou 39 anos de sua vida à função de bancário. Quando se aposentou, em junho de 2014, não teve dúvidas que iria seguir outra profissão. Como já se interessava pela área imobiliária, ele resolveu fazer o curso de corretor de imóveis. Porém, nessa ocasião, teve uma surpresa nada agradável, mas que não o fez desanimar. “Estava muito feliz fazendo o curso, mas descobri infelizmente um câncer de próstata e precisei parar por causa do tratamento. Fiquei um bom tempo afastado, mas depois voltei e consegui concluir ”, relata.

A doença, porém, não afetou a determinação de Valdir em seguir numa nova profissão. Ele ficou ainda mais motivado quando viu um anúncio do Programa Veteranos. “Quando fui conferir de perto sobre as vagas, vi que a URBS RT tem o perfil de empresa que valoriza o funcionário. E ao começar o treinamento eu e meus colegas do programa percebemos que a empresa promove de fato esses valores de respeito à pessoa do cliente, do trato ético com cliente e colegas, de ser parceiro sempre”, ressalta.

De acordo com o diretor da URBS RT, Ricardo Teixeira, o programa tem sido um sucesso e trazido grandes retornos. “Esse pessoal mais experiente tem um enquadramento muito bacana para o perfil de profissional que precisamos. É um trabalho que requer experiência de vida, de relacionamento com as pessoas. Pois trabalhando com um sonho muito importante das pessoas que e o imóvel próprio e quem está comprando ou a procura de um imóvel vive um momento importante na vida, e quem tem uma maior bagagem de vida entende muito bem isso”, afirma Ricardo Teixeira.

As inscrições do programa Veteranos vão até o dia 22 de agosto e os interessados podem buscar mais informações pelos telefones 4013-4029 ou 4013-4000.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos