O município de Trindade obteve um expressivo crescimento de sua participação neste ano no Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice), com um aumento de 23,3% em relação a 2023. Com isso, o município cresceu da 27ª para a 16ª posição no ranking estadual. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 19.
O Coíndice é um importante indicador da economia dos municípios goianos. Avalia sua capacidade de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Portanto, um termômetro oficial do desempenho econômico da cidade.
Comparativamente, o crescimento de Trindade supera até mesmo o da capital, Goiânia, que registrou leve queda de 1,69% no índice. Com o aumento na participação do Coíndice, Trindade terá mais recursos para investir em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento e qualidade de vida do município.
“Este avanço é resultado de um trabalho conjunto em parceria com o setor produtivo para fortalecer a nossa economia e promover o desenvolvimento de nossa cidade. Geramos mais empregos e renda para a nossa população, por meio de atração de novas empresas e expansão das que já estão em Trindade. Mas também aumentamos a nossa capacidade de investimentos, com maior fatia dos recursos arrecadados do ICMS na cidade, especialmente na melhoria da nossa infraestrutura “, destacou o prefeito Marden Júnior.
O Coíndice aprovou os percentuais definitivos para o cálculo e repasse do ICMS para o exercício de 2025, trazendo uma novidade: a distribuição dos recursos passou a considerar critérios que incluem o desenvolvimento da educação e da saúde. As mudanças terão efeito financeiro a partir de 1º de janeiro de 2025.