Em 12 anos Cascavel ganhou mais de 61 mil moradores é o que mostram os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, viviam 266,8 mil habitantes, atualmente são 329 mil. Veja bairros que cresceram e os que diminuíram na tabela mais abaixo.
A cidade cresceu ao norte, a oeste e em direção ao sul. No ranking de crescimento o bairro que mais ganhou moradores foi o Floresta, em 2010 eram 13.173 pessoas. Ao longo de 12 anos, cerca de 11 mil novos moradores chegaram ao bairro que conta atualmente com uma população de 24,1 mil pessoas.
O valor se aproxima da quantidade de pessoas que habitam o centro da cidade, 27 mil. Ambas regiões possuem população maior do que muitas cidades da região.
O centro da cidade ganhou apenas 3.253 moradores em 12 anos, já outros bairros perderam habitantes. É o caso do Guarujá de onde saíram 2.442 pessoas e do parque São Paulo, de onde se mudaram 848 habitantes. Veja detalhes mais abaixo.
A prefeitura já mudou as regras que definem a quantidade máxima de área que pode ser construída em um terreno na região central da cidade para estimular grandes obras residenciais.
O Instituto de Planejamento do munícipio é o órgão que autoriza a abertura de novos loteamentos e condomínios e por isso consegue gerir esse crescimento ao longo dos anos.
A região norte, por exemplo, teve a reestruturação da Avenida Piquiri, ganhou um novo binário da Ipanema com a Rua Copa Cabana, escolas, postos de saúde, Centros de Educação Infantil (CMEIs), além do Ecopark do Morumbi e o do Floresta que estão em construção.
Algumas obras de mobilidade e infraestrutura são executadas pela prefeitura e outras são feitas em parceria com loteadoras, como é o caso da continuação da Avenida Barão do Rio Branco.
As melhorias vieram em várias áreas, mas outras ainda são um desafio, como o transporte público, que é fruto de muitas reclamações.
Os dados do IBGE também mostram que a cada dez imóveis de Cascavel, 3 são alugados. Isso representa 29% do total de imóveis da cidade, demonstrando que são mais de 38 mil famílias no aluguel, cerca de 100 mil pessoas. Em 2010, eram 26,3%. Na época, 23 mil imóveis eram alugados. Em pouco mais de 10 anos, a cidade possui 15 mil moradias alugadas a mais. No Paraná e no Brasil também houve um aumento de imóveis alugados, mas a proporção de pessoas que vivem de aluguel em Cascavel é maior que a média estadual e nacional.