Criança com síndrome de down leva 23 mordidas em creche de Minas Gerais

Um menino de dois anos com síndrome de down sofreu 23 mordidas provocadas por um outro aluno em uma creche de Luisburgo, próximo a Manhuaçu, na região leste de Minas Gerais. 

A mãe da criança, Maria Aparecida da Silva Pereira, de 41 anos, relatou que ficou apavorada quando recebeu uma ligação do centro educacional informando que o pequeno Arthur estava ferido. O caso ocorreu na última terça-feira, 28, porém só repercutiu nas redes nesta quinta, 2, após ela decidir divulgar o ocorrido.

“A princípio, eles disseram que meu filho tinha se machucado e pediram que eu fosse até lá. Larguei meu trabalho por volta das 14h30 para ir na creche. Eu entrei em desespero quando cheguei e vi o corpo dele todo machucado. A gente jamais pensa que algo assim vai acontecer em um lugar onde as pessoas deveriam cuidar e proteger”, relatou Maria Aparecida.

A mãe informou que os administradores da instituição disseram que o menino estava dormindo junto com outra criança em um dos cômodos. “Foi a faxineira quem viu meu filho machucado e comunicou aos responsáveis pelo local. Uma vizinha aqui na minha rua, que também deixa o filho lá, disse que essa criança tem o hábito de morder as outras.”

Maria Aparecida levou o filho a um pediatra para receber atendimento e foi verificado às 23 mordidas e que apesar de estar sentindo febre não houve nenhum ferimento grave.

Rosto da criança mordida (Arquivo Pessoal)

Conselho Tutelar 

O Conselho Tutelar foi acionado e já encaminhou o caso para o Ministério Público. A conselheira Luziana Ferreira relatou que o caso chamou muita atenção pois Luisburgo é uma cidade muito pequena. “Não é um caso simples, foram várias mordidas. A criança ficou com vários hematomas e isso gerou revolta na cidade. Tem muitas crianças na creche e os pais ficaram muito preocupados”, explicou.

Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disse que um boletim de ocorrência foi registrado na última quarta-feira, 1º. Um procedimento policial para apurar se ocorreu alguma negligência por parte dos responsáveis pelos cuidados e vigilância do menor está em curso. 

“As primeiras diligências estão sendo realizadas. A PCMG esclarece que uma equipe, composta por investigadores e perito oficial, se deslocou ao local dos fatos para recolher informações que possam elucidar o caso”, finalizou a Polícia Civil mineira.

Nota da Prefeitura de Luisburgo

A Prefeitura de Luisburgo, por meio da Secretaria de Educação, lastimou o caso e a repercussão que ganhou nas redes sociais, além de também pedir desculpas à família da criança. Eles ainda informaram que estão dando todo o apoio necessário e oferecendo acompanhamento médico e psicológico para as duas crianças envolvidas.

Ainda de acordo com o comunicado, a administração municipal vai adotar a instalação de câmeras de segurança na unidade educacional e pediu aos demais pais que continuem confiando no serviço prestado pela instituição.

Confira a nota completa:

(Reprodução/Prefeitura de Luisburgo)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos