Criança e adolescente morrem afogadas em Luziânia; veja orientações dos bombeiros

Criança e adolescente morrem afogadas em Luziânia; veja orientações do Corpo de Bombeiros

Criança e adolescente morrem afogadas em Luziânia; veja orientações dos bombeiros

No último domingo, 12, uma adolescente de 17 anos e uma criança de 9 morreram afogadas no Rio São Bartolomeu, em Luziânia, município localizado no Entorno do Distrito Federal. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), os dois estavam com mais quatro pessoas em uma canoa, quando a água entrou na embarcação durante uma manobra.

As quatro pessoas saíram da embarcação e conseguiram nadar até a margem do rio. Porém, a criança e a adolescente não conseguiram sair e se afogaram. Os bombeiros encontraram a adolescente a 10 metros de profundidade e a criança, a 20 metros da do rio.

Ao Diário do Estado (DE), o Corpo de Bombeiros orientou sobre como evitar acidentes como este e salvar vidas. A primeira orientação é conhecer as condições do local, como correnteza e ventos. “Evite nadar em áreas com correntezas fortes, turbulências ou ventos intensos, pois podem tornar o nado perigoso”, informa o CBMGO.

Além disso, a corporação orienta a aprender a nadar antes de ir para locais assim, especialmente as crianças que, mesmo sabendo nadar, devem estar sob supervisão. Da mesma forma que não se deve beber antes de dirigir, os bombeiros afirmam que o consumo de álcool também é um dos fatores que favorecem a ocorrência de acidentes na água.

Os bombeiros orientam também que coletes salva-vidas sejam usados quando estiver em qualquer tipo de embarcação sobre a água. “Eles são cruciais para manter sua flutuabilidade e segurança em caso de problemas na água”, orienta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos