Uma mulher foi presa em flagrante no domingo, 10, sob a acusação de abandono de incapaz seguido de morte, após deixar suas duas filhas, de 8 meses e 5 anos, sozinhas na Zona Oeste do Rio de Janeiro para participar de um baile.
De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), a mãe saiu de casa na noite de sábado, 9, e só retornou na manhã seguinte, quando encontrou o bebê sem sinais vitais. Ela levou a criança para uma unidade de saúde em Realengo, mas a morte foi confirmada no local. O laudo preliminar indica sufocamento como causa da morte.
Agentes da 34ª DP (Bangu) e policiais militares estiveram na residência, que foi descrita como insalubre e insegura para crianças. Testemunhas relataram que a mulher já havia deixado as filhas sozinhas em outras ocasiões. A criança mais velha foi entregue ao Conselho Tutelar.
Caso semelhante em Santo André (SP)
No dia 3 de agosto, em Santo André, São Paulo, uma jovem de 19 anos também foi presa por abandono de incapaz após deixar sua filha de 3 anos sozinha para ir a um baile funk.
Imagens de câmeras de segurança mostraram a menina caminhando sozinha pela rua, vestindo apenas uma fralda, por volta da 1h30 da madrugada, aparentemente procurando pela mãe. Funcionários da companhia de energia Enel que passavam pelo local improvisaram roupas para aquecer a criança e acionaram a Polícia Militar. A avó da menina afirmou que esse não foi o primeiro abandono e que já havia feito denúncias ao Conselho Tutelar.