Criança morre nos EUA após ser infectado com “Ameba comedora de cérebro”

Uma criança de 7 anos morreu após ser infectado por uma “Ameba comedora de cérebro” rara na Califórnia (EUA). A infecção é causada pelo protozoário Naegleria Fowleri.

Segundo as autoridades locais, apenas 10 casos da doença foram relatados no estado desde o inicio dos anos 1970. Segundo a rede de TV norte americana NBC News, o garoto foi infectado pelo protozoário em julho, após nadar em um lago durante um passei com a família no condado de Tehama.

No dia 30 de julho, o garoto foi levado às pressas para o pronto-socorro e foi internado no centro médico da Universidade da Califórnia em estado gravíssimo. Após a realização de exames, o garoto foi diagnosticado com um grave inchaço cerebral. David morreu uma semana após sua internação, no dia 7 de agosto.

A ameba Naegleria Fowleri, costuma ser encontrada em água doce, especialmente em lagos e rios. Segundo informações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), a maioria das infecções ocorre pelo nariz enquanto as pessoas estão nadando ou mergulhando.

Dados da agência mostram que 148 pessoas foram infectadas pelo protozoário nos Estados Unidos entre 1962 e 2019, e apenas quatro pessoas sobreviveram. A maioria dos casos foram registrados em homens e crianças.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp