Press "Enter" to skip to content

Criança morre nos EUA após ser infectado com “Ameba comedora de cérebro”

Uma criança de 7 anos morreu após ser infectado por uma “Ameba comedora de cérebro” rara na Califórnia (EUA). A infecção é causada pelo protozoário Naegleria Fowleri.

Segundo as autoridades locais, apenas 10 casos da doença foram relatados no estado desde o inicio dos anos 1970. Segundo a rede de TV norte americana NBC News, o garoto foi infectado pelo protozoário em julho, após nadar em um lago durante um passei com a família no condado de Tehama.

No dia 30 de julho, o garoto foi levado às pressas para o pronto-socorro e foi internado no centro médico da Universidade da Califórnia em estado gravíssimo. Após a realização de exames, o garoto foi diagnosticado com um grave inchaço cerebral. David morreu uma semana após sua internação, no dia 7 de agosto.

A ameba Naegleria Fowleri, costuma ser encontrada em água doce, especialmente em lagos e rios. Segundo informações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), a maioria das infecções ocorre pelo nariz enquanto as pessoas estão nadando ou mergulhando.

Dados da agência mostram que 148 pessoas foram infectadas pelo protozoário nos Estados Unidos entre 1962 e 2019, e apenas quatro pessoas sobreviveram. A maioria dos casos foram registrados em homens e crianças.