Criança se torna membro mais novo do clube para pessoas com QI alto

Criança de 3 se torna membro mais novo de clube para pessoas com QI alto

Já pensou começar a ler aos 2 anos de idade? Enquanto algumas crianças iniciam o desfralde, dão os primeiros passos e começam a falar, uma criança do Reino Unido decidiu ir muito além.

Theodore Hobbs aprendeu a ler sozinho aos 2 anos. Isso fez com que ele, aos 3 anos, se tornasse o membro mais jovem da Mensa, associação internacional para superdotados no Reino Unido. A organização aceita pessoas com pontuação igual ou superior a 98% em um teste de Quociente de Inteligência.

A mãe de Teddy, Beth Hobbes, conta que o filho aprendeu a ler enquanto assistia televisão e jogava no tablet. Ela afirma que soube desse feito após ouvir o filho contar em mandarim.

“Ele estava jogando no tablet, fazendo uns sons que eu simplesmente não reconhecia, e eu perguntei o que era, e ele disse: ‘mamãe, estou contando em mandarim’”, conta Beth à CNN.

Ao passar nas avaliações online, Teddy foi classificado com o QI entre o percentil de 99,5. “Quando eles disseram que ele estava no percentil 0,5 para o QI, isso nos surpreendeu”, revelou Beth.

O garoto foi aceito pelo MENSA, que pontua os 2% melhores da população em geral em um teste de inteligência aprovado. As avaliações indicaram que Teddy já tinha o reconhecimento de letras e palavras que apenas uma criança de 8 anos e 10 meses conheciam, enquanto ele tinha apenas 3 anos. Ele chegou a receber um certificado que filia ao MENSA.

Hoje, com 4 anos, o garoto é um prodígio e, além de ler em inglês, consegue contar até 100 em seis idiomas diferentes.

A genialidade de Theodore é motivo de orgulho para a família, mas isso também os deixa assustados. Os pais contaram que, depois que entrou na escola, o filho passou a perceber a dificuldade de crianças com a mesma idade que ele.

“Ele está começando a perceber que seus amigos ainda não sabem ler, e ele não sabe por quê. Mas é muito importante para nós mantê-lo com os pés no chão”, diz a mãe. “Se ele pode fazer essas coisas, tudo bem, mas ele vê isso como: ‘Sim, eu posso ler, mas meu amigo pode correr mais rápido do que eu’, porque todos nós temos nossos talentos individuais.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos