Crianças continuam presas no governo Biden, nos EUA

A divulgação de imagens de um centro de detenção no estado americano do Texas trouxe de volta uma discussão que vigorava durante o governo de Donald Trump: a situação das crianças imigrantes e de menores de idade que ficam amontoadas em centros de detenção, na fronteira do México com os Estados Unidos.

O local, na cidade de Donna, abriga cerca de mil pessoas, e é parte das instalações administradas pelo governo americano. As fotos são as primeiras a mostrarem as condições reais desde o início do governo do democrata Joe Biden, e surpreenderam pela semelhança à época de Trump.

Desde que se tornou presidente, Joe Biden mudou as políticas de imigração no país, revertendo por exemplo a antiga regra de rejeitar crianças desacompanhadas na fronteira, e outras flexibilizações que aumentaram a ocupação dos centros de detenção.

Com a polêmica, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, declarou nesta segunda-feira, 22, que o governo está providenciando melhores acomodações para quem chegar nas próximas semanas.

As fotos, tiradas no fim de semana, foram publicadas por um congressista democrata do Texas, Henry Cuellar. A situação de “amontoamento” dos menores é agravada ainda mais pela presença do novo coronavírus.

Imagem: Reuters/Via BBC

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp