A divulgação de imagens de um centro de detenção no estado americano do Texas trouxe de volta uma discussão que vigorava durante o governo de Donald Trump: a situação das crianças imigrantes e de menores de idade que ficam amontoadas em centros de detenção, na fronteira do México com os Estados Unidos.
O local, na cidade de Donna, abriga cerca de mil pessoas, e é parte das instalações administradas pelo governo americano. As fotos são as primeiras a mostrarem as condições reais desde o início do governo do democrata Joe Biden, e surpreenderam pela semelhança à época de Trump.
Desde que se tornou presidente, Joe Biden mudou as políticas de imigração no país, revertendo por exemplo a antiga regra de rejeitar crianças desacompanhadas na fronteira, e outras flexibilizações que aumentaram a ocupação dos centros de detenção.
Com a polêmica, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, declarou nesta segunda-feira, 22, que o governo está providenciando melhores acomodações para quem chegar nas próximas semanas.
As fotos, tiradas no fim de semana, foram publicadas por um congressista democrata do Texas, Henry Cuellar. A situação de “amontoamento” dos menores é agravada ainda mais pela presença do novo coronavírus.
Imagem: Reuters/Via BBC