Crianças de Aparecida recebem vacinação contra a covid-19 em sete postos

Imunização das crianças foi retomada após a chegada de novas doses. Todas as crianças acima de 6 meses já podem receber a proteção

A vacinação infantil por livre demanda foi retomada na cidade hoje, quinta-feira,2, após a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ter recebido nova remessa de imunizantes contra a covid-19 para este público na tarde desta quarta-feira, 1º. Foram recebidas 9.740 novas doses, sendo 5.370 da Pfizer Baby, destinada às crianças de 6 meses a 2 anos, e 4.370 da Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos. A imunização está disponível em 7 postos espalhados por todo o município.

Os interessados na proteção vacinal dos pequenos podem procurar a Central de Imunização, a Maternidade Marlene Teixeira ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Cruzeiro do Sul, Santa Luzia, Bairro Cardoso, Veiga Jardim e Bandeirantes a partir das 8h.

Para receber a vacinação contra a covid-19 é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

“Nas últimas semanas, com o baixo estoque de vacinas para o público infantil, utilizamos a estratégia de lista de espera. Agora, com a chegada dessa nova remessa, vamos atender todos que já tinham procurado os postos e aguardavam a convocação da SMS, bem como os demais interessados. Assim, retomamos hoje a vacinação por livre demanda em sete postos e sem interrupção, não paramos nem no horário de almoço. Convidamos a todos os pais e responsáveis para que levem as crianças para vacinar. Nosso pessoal também já está entrando em contato com os pacientes da lista”, informa a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.

Reforço infantil indispensável

A gestora aproveita para explicar sobre a nova nota técnica do Ministério da Saúde (MS) que prevê a aplicação de reforço em crianças de 3 a 4 anos: “A partir de pesquisas científicas que comprovam a segurança e eficácia da medida, o Ministério passa a recomendar a aplicação de uma dose de reforço no intervalo de quatro meses em todas as crianças acima de 3 anos. Até então, o reforço era indicado dos cinco anos para frente”.

Mães conscientes, filhos protegidos

No primeiro dia da retomada da vacinação infantil, algumas mamães, cientes da importância da imunização contra a covid-19 para as crianças, levaram seus filhos para receberem as doses necessárias na Central de Imunização. Georgia Emanuela Santos Lopes, mãe da Ágata (1 ano e 8 meses), ressaltou que não perdeu tempo para proteger a filha: “Desde que anunciaram a vacinação das crianças menores, acima de 6 meses, tenho interesse na proteção da minha filha. Hoje de manhã vi no jornal que novas doses tinham chegado e que Aparecida já iria começar a vacinar nesta quinta. Corri e trouxe ela para receber a 1ª dose. Já estou imunizada e quero o mesmo para minha filha. ”

Sorridente e com a sensação de dever cumprido, Vanessa Campos, mãe do menino Pedro, contou, satisfeita, que “já tinha um tempinho que eu estava esperando chegarem as vacinas e aí fiquei sabendo hoje, pelo jornal, que tinham chegado e então viemos logo. Eu estava aguardando desde o começo do mês de dezembro e agora ele será imunizado, graças a Deus”.

Natali da Silva Rodrigues, mãe do Nicolas Gael (1 ano e 5 meses), revelou que foi no mês passado na Central levar o filho para tomar uma vacina do calendário infantil e soube, na ocasião, que já estava disponível a da Covid-19 para ele. “Então, naquele dia ele tomou a primeira dose e hoje vai tomar a segunda. É muito bom e gratificante saber que, além da gente, ele também já está sendo imunizado, está livre do maior perigo”, enfatizou, aliviada.

Vacinação 12+

Aparecida também recebeu remessa da vacina Pfizer para o público acima de 12 anos. Foram 7.020 novas doses. A imunização de adolescentes e adultos segue em 32 postos:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Nova Olinda
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

As UBS´s funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Confira os esquemas vacinais contra a covid-19 de acordo com as faixas etárias e algumas condições:

De 06 meses a 2 anos: três doses compostas por D1 + D2 + D3;
De 03 a 11 anos: três doses compostas por D1 + D2 + reforço (R1)
De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1 + D2 + R1;
De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1 + D2 + R1;
A partir de 30 anos: Quatro doses compostas por D1 + D2 + R1+ R2;
Pacientes Imunossuprimidos têm direito a uma dose adicional, compondo um esquema de cinco doses: D1+D2+ DA + R1+ R2;
Quem iniciou seu esquema com a vacina Janssen tem direito a quatro doses conforme os demais imunizantes: DU+ R1+ R2+ R3.

Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp