Press "Enter" to skip to content

Crianças são encaminhadas para centro cirúrgico em miniautomóvel no Hecad

Última atualização 28/01/2023 | 21:04

Tendência em alguns hospitais infantis brasileiros, o trajeto entre o quarto e o centro cirúrgico tem sido feito em um carrinho elétrico dirigido pela própria criança. A diversão foi adotada pelo  Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) desde outubro de 2022 para ajudar a relaxar os pequenos. A novidade foi possível com a doação do miniautomóvel.

 

“As intervenções cirúrgicas são momentos tensos até mesmo para os adultos, então, trazer um elemento lúdico e divertido para essa situação, deixa a criança mais leve e tranquila ao procedimento, que pode refletir inclusive no fator psicológico de sua recuperação. É uma ação de humanização que complementa todo o trabalho feito na unidade”, afirma a diretora geral da unidade, Mônica Costa.

 

A criança percorre alguns metros que são o suficiente para esquecer durante alguns minutos o problema de saúde até o procedimento. O ato de brincar além de pedagógico é também terapêutico porque ajuda as crianças a elaborarem emocionalmente as vivências da hospitalização, de acordo com especialistas.  Psicólogos defendem que a estratégia diminui a ansiedade e favorece o relacionamento do paciente com a equipe assistencial.

 

O Hecad atende o público infanto-juvenil desde a inauguração, em dezembro de 2021. Até então, os atendimentos eram no antigo Hospital Materno Infantil, que agora assiste apenas mulheres.