Última atualização 12/10/2021 | 15:54
Na manhã desta terça-feira, 12, duas crianças de três meses e seis anos foram flagradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sendo transportadas em situação de risco, na BR-452, em Rio Verde, região Sudoeste de Goiás.
A mãe das crianças dirigia a caminhonete que seguia no sentido Itumbiara para Rio Verde. A mulher não é habilitada. As duas crianças não utilizavam cadeirinha ou acento de elevação, o que colocava em risco a segurança dos menores.
Durante a abordagem, a PRF encontrou outras várias irregularidades como pneus lisos, crianças sem proteção adequada, passageiro no compartimento de carga e carga nas partes externas do veículo.
A multa pelo mal transporte de crianças é de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Uso da cadeirinha reduz risco de morte em acidentes
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso correto da cadeirinha diminui em 70% o risco de mortes em acidentes de trânsito.
Para garantir segurança da cadeirinha, é necessário utilizar o modelo adequado para cada faixa etária:
- Recém-nascidos a 1 ano: deve-se usar o bebê conforto
- Entre 1 e 4 anos: transportar em cadeirinhas
- De 4 a 10 anos (ou até atingir a altura de 1,45 metros): transportar no assento de elevação no banco de trás do veículo.
Crianças com mais de 10 anos ou com mais de 1,45m de altura estão legalmente autorizadas a serem transportadas no banco da frente do veículo, com sinto de segurança.
Operação Nossa Senhora Aparecida
De acordo com o pré-balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida, divulgado pela PRF, o número de crianças sem cadeirinha neste feriado prolongado foi o dobro se comparado ao ano passado. Até a amanhã de segunda-feira,11, cerca de 22 crianças foram flagradas sem a devida proteção.
O número de ultrapassagens irregulares passou de 156 para 360. Ao todo, 1.601 motoristas foram autuados, 179 veículos apreendidos e 14 pessoas foram presas.
Flagrante
Foi filmado um carro funerário, nesta segunda-feira (11), no momento em que ultrapassava veículos em local proibido. O caso ocorreu na BR-424, trecho entre Anápolis e Pirenópolis.
View this post on Instagram