Seis pessoas foram presas pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), suspeitas de envolvimento com crimes de estelionato virtual. A operação Criminal Friends foi deflagrada hoje pela manhã (23), comandada pela equipe do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos/9a DRP de Catalão. Também teve apoio de policiais de Delegacias Policiais e Central de Flagrantes de Catalão e Delegacias de Polícia de Ipameri, Goiandira, Ouvidor, e Três Ranchos.
A operação foi iniciada com o objetivo de diminuir a crescente onda de crimes de estelionato, que são praticados na internet.
De acordo com o delegado Fernando Maciel, da PC de Catalão, em aproximadamente seis meses, a polícia iniciou a investigação visando apurar a atuação dessas pessoas na cidade.
“Nesta investigação conseguimos apurar que moradores de Catalão, estavam agindo associados a estelionatários de todo país. Esses moradores cediam suas contas bancárias para que os estelionatários nela depositassem o dinheiro e retiam a comissão a cada depósito que era feito”, comenta Maciel.
Ainda de acordo com o delegado, além dos 6 mandados de busca e prisão, outros 6 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Primavera, Copacabana, Pontal Norte, Vila Erondina, Bela Vista e Maria Amélia.
Segundo as investigações, os suspeitos presos (3 homens e 3 mulheres) têm idade entre 22 e 45 e possuem passagens criminais em outros crimes.
Pelos crimes de estelionato virtual e associação criminosa, os presos poderão pegar até 11 anos de reclusão.
A operação Criminal Friends teve a participação de 25 policiais civis da cidade.