Criminalidade no Rio de Janeiro: fevereiro registrou preocupante aumento nos índices, aponta ISP

criminalidade-no-rio-de-janeiro3A-fevereiro-registrou-preocupante-aumento-nos-indices2C-aponta-isp

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), fevereiro foi um mês preocupante em relação à criminalidade no estado do Rio de Janeiro. Houve um aumento significativo nos índices de homicídios, roubos de veículo, de celular, de rua e de carga em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os registros de roubo de carga praticamente dobraram em fevereiro de 2025 em relação a fevereiro de 2024, demonstrando uma tendência alarmante.

No entanto, nem todos os indicadores de criminalidade apresentaram crescimento. A apreensão de fuzis, que vinha sendo apontada como um sucesso na segurança pública, registrou uma queda no último mês. Aparentemente, as estratégias para combater o crime armado precisam ser revistas diante desse cenário desafiador.

Os homicídios dolosos também aumentaram em fevereiro, com 243 vítimas registradas, um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Após um período de queda, os índices de mortalidade voltaram a subir, representando um retrocesso preocupante nas políticas de segurança pública.

As mortes decorrentes de intervenção policial também apresentaram um aumento de 44% em fevereiro, com 79 vítimas registradas. Esse cenário coloca em evidência a complexidade da relação entre polícia e sociedade, apontando para a necessidade de aprimoramento das práticas policiais.

Os dados de roubo divulgados pelo ISP revelam um aumento expressivo nos índices de diversos tipos de roubo, incluindo veículos, celulares, ruas e cargas. O roubo de carga, em particular, teve um crescimento alarmante de 99% em relação a fevereiro de 2024, evidenciando a vulnerabilidade desse setor em relação à criminalidade.

Apesar dos desafios enfrentados, os números também apontam para um aumento nas prisões em flagrante e nas apreensões de drogas, indicando uma maior atuação policial no combate ao tráfico. Ainda assim, é necessário um esforço conjunto das autoridades e da sociedade para reverter a tendência de aumento da criminalidade e garantir a segurança dos cidadãos fluminenses.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp