Crise de eczema deixa jovem irlandesa sem enxergar por dois dias

Uma jovem da Irlanda relata ter ficado hospitalizada e sem visão devido à uma debilitante doença de pele. Beatrice Gauca sofre de eczema desde o nascimento, frequentemente causando erupções cutâneas entre suas articulações. Atualmente com 22 anos, Beatrice compartilhou sua jornada com a pele no TikTok (@beatrice_gauca), conquistando mais de 41.200 seguidores.

Aos 20 anos, a condição se espalhou para o rosto dela, naquela que foi uma das piores crises de sua vida, resultando em sua hospitalização. O eczema é um tipo de dermatose caracterizada pela inflamação aguda ou crônica na pele que resulta em sintomas como ressecamento, coceira, inchaço, bolhas e vermelhidão na pele, podendo acontecer em qualquer pessoa, em qualquer idade, mas são mais frequentes nas crianças.

“Na minha pior crise, meu rosto inchou, crostas começaram a se formar ao redor dos meus olhos e perdi minha visão por dois dias, já que meu olho estava lacrado”, disse a instrutora de ginástica infantil. “Eu não tinha mais pele no meu rosto, pois havia descascado, e senti uma forte sensação de queimação. Foi uma das experiências mais dolorosas e traumáticas da minha vida.”

A crise de Beatrice continuou a piorar, levando-a ao hospital, onde permaneceu por duas semanas. Os médicos realizaram aproximadamente cinco biópsias para tentar descobrir o que estava errado com ela. Ela diz que os especialistas atribuíram seus sintomas a um surto de eczema.

“Fui muito emotiva durante esse período, achei que nunca mais teria minha pele facial de volta ao normal. Pensei que ficaria marcada para o resto da vida. Sentia que não tinha ninguém para recorrer em busca de conforto ou apoio. A maioria da minha família estava no exterior visitando meu avô, que estava gravemente doente na época, o que me deixou ainda mais para baixo, pois eu não podia vê-lo, já que também estava no hospital.”

“Claro que falava com minha família todos os dias por telefone e eles me ajudaram muito em relação a me manter forte e a ter fé de que eu me recuperaria, mas o apoio virtual e o conforto são muito diferentes de uma interação pessoal.”

Desde sua estadia no hospital, Beatrice se recuperou totalmente e aprendeu a aceitar sua condição de pele. Agora, ela segue uma dieta rigorosa para diminuir os efeitos da doença e não permite que as crises a afetem mentalmente.

“Antes de aprender a aceitar minha condição de pele, o eczema teve um grande impacto na minha saúde mental e vida social. Parei de sair para ver amigos, até mesmo de sair quando tinha a menor crise, pois estava tão envergonhada na época e não queria que ninguém visse o que eu estava passando. Mas estou muito melhor agora, mental e fisicamente.”

“Fiz uma grande mudança em relação à dieta e agora minha alimentação consiste em vegetais verdes saudáveis, frutas e legumes, óleo de peixe e uma pequena dose de líquido de colágeno todos os dias. Cortei completamente o trigo, o glúten e os laticínios da minha dieta e, desde a mudança na rotina, não sofri com uma crise desde então.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp