Press "Enter" to skip to content

Crise de eczema deixa jovem irlandesa sem enxergar por dois dias

Última atualização 22/08/2023 | 15:01

Uma jovem da Irlanda relata ter ficado hospitalizada e sem visão devido à uma debilitante doença de pele. Beatrice Gauca sofre de eczema desde o nascimento, frequentemente causando erupções cutâneas entre suas articulações. Atualmente com 22 anos, Beatrice compartilhou sua jornada com a pele no TikTok (@beatrice_gauca), conquistando mais de 41.200 seguidores.

Aos 20 anos, a condição se espalhou para o rosto dela, naquela que foi uma das piores crises de sua vida, resultando em sua hospitalização. O eczema é um tipo de dermatose caracterizada pela inflamação aguda ou crônica na pele que resulta em sintomas como ressecamento, coceira, inchaço, bolhas e vermelhidão na pele, podendo acontecer em qualquer pessoa, em qualquer idade, mas são mais frequentes nas crianças.

“Na minha pior crise, meu rosto inchou, crostas começaram a se formar ao redor dos meus olhos e perdi minha visão por dois dias, já que meu olho estava lacrado”, disse a instrutora de ginástica infantil. “Eu não tinha mais pele no meu rosto, pois havia descascado, e senti uma forte sensação de queimação. Foi uma das experiências mais dolorosas e traumáticas da minha vida.”

A crise de Beatrice continuou a piorar, levando-a ao hospital, onde permaneceu por duas semanas. Os médicos realizaram aproximadamente cinco biópsias para tentar descobrir o que estava errado com ela. Ela diz que os especialistas atribuíram seus sintomas a um surto de eczema.

“Fui muito emotiva durante esse período, achei que nunca mais teria minha pele facial de volta ao normal. Pensei que ficaria marcada para o resto da vida. Sentia que não tinha ninguém para recorrer em busca de conforto ou apoio. A maioria da minha família estava no exterior visitando meu avô, que estava gravemente doente na época, o que me deixou ainda mais para baixo, pois eu não podia vê-lo, já que também estava no hospital.”

“Claro que falava com minha família todos os dias por telefone e eles me ajudaram muito em relação a me manter forte e a ter fé de que eu me recuperaria, mas o apoio virtual e o conforto são muito diferentes de uma interação pessoal.”

Desde sua estadia no hospital, Beatrice se recuperou totalmente e aprendeu a aceitar sua condição de pele. Agora, ela segue uma dieta rigorosa para diminuir os efeitos da doença e não permite que as crises a afetem mentalmente.

“Antes de aprender a aceitar minha condição de pele, o eczema teve um grande impacto na minha saúde mental e vida social. Parei de sair para ver amigos, até mesmo de sair quando tinha a menor crise, pois estava tão envergonhada na época e não queria que ninguém visse o que eu estava passando. Mas estou muito melhor agora, mental e fisicamente.”

“Fiz uma grande mudança em relação à dieta e agora minha alimentação consiste em vegetais verdes saudáveis, frutas e legumes, óleo de peixe e uma pequena dose de líquido de colágeno todos os dias. Cortei completamente o trigo, o glúten e os laticínios da minha dieta e, desde a mudança na rotina, não sofri com uma crise desde então.”