O preço dos ovos teve uma significativa alta no atacado neste início de ano. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), até 14 de fevereiro, o valor médio da caixa com 30 dúzias de ovos extra branco em Bastos, um dos principais produtores do país, aumentou consideravelmente. A demanda por ovos tem sido impulsionada pelo aumento do consumo como substituto da carne, a utilização em merendas escolares que estão sendo retomadas com a volta às aulas e as vendas para os EUA, o que está pressionando ainda mais a procura no mercado nacional.
O aumento nos preços pode ser reflexo da crise do ovo nos EUA, que está gerando impactos em diversos países, inclusive no Brasil. Com a demanda aquecida e a oferta limitada, os produtores nacionais estão sendo pressionados a suprir o mercado interno e também atender às exportações. O aumento da procura por ovos como substituto da carne tem sido uma das principais razões para a valorização do produto, tornando-o uma opção mais acessível em comparação com outras proteínas animais.
Além do aumento no consumo interno, as exportações para os EUA também vêm contribuindo para a alta nos preços dos ovos no mercado brasileiro. Com a demanda externa aquecida, os produtores brasileiros estão direcionando parte da produção para atender a esse mercado, o que tem impactado diretamente na disponibilidade do produto e no seu valor no mercado nacional.
A utilização dos ovos em merendas escolares também tem sido um fator relevante para o aumento da procura e, consequentemente, dos preços. Com a volta às aulas, a demanda por ovos para alimentação nas escolas tem aumentado, o que tem contribuído para a pressão sobre o mercado interno. Diante desse cenário, os consumidores brasileiros já têm sentido o reflexo desse cenário nas prateleiras dos supermercados, com preços mais altos sendo praticados no varejo.
É importante estar atento às mudanças no mercado e buscar alternativas para lidar com o aumento nos preços dos ovos. Para os consumidores, essa pode ser uma oportunidade para explorar novas receitas e opções de consumo, além de buscar por promoções e condições mais vantajosas. Já para os produtores e comerciantes, é necessário estar atento às movimentações do mercado e buscar estratégias para lidar com a oscilação dos preços e da demanda.