Cristiano Ronaldo é melhor do mundo pela quinta vez

Português se iguala a Lionel Messi; Neymar ficou em terceiro

Com 43,16% dos votos, Cristiano Ronaldo levou pela quinta vez a Bola de Ouro, prêmio conferido anualmente pela revista francesa France Football ao jogador que é eleito como o melhor do mundo.

O resultado da competição, divulgado hoje, conferiu o segundo lugar ao grande rival do português nos campos. O craque do Barcelona Lionel Messi ficou em segundo, com 19,25% dos votos. A terceira colocação ficou com Neymar, que levou votos de 24 candidatos, o que representa 6,97%.

O júri da competição é formado por todos os técnicos e capitães das seleções masculinas (151 atletas e 152 treinadores), além de um jornalista de cada país representado pela Fifa (156), e torcedores que estejam registrados no site da instituição.

O astro do Real Madrid também venceu em 2008, 2013, 2014 e 2016, e já havia expressado em 2015, o desejo de alcançar o argentino. Desde o ano passado, o português conseguiu duas vitórias seguidas e agora é pentacampeão da Bola de Ouro, empatado com Messi.

A Fifa resolveu levar em consideração boa parte da temporada 2016/2017 na avaliação dos jogadores. Entre 20 de novembro e 2 de julho, Cristiano Ronaldo marcou 40 gols em 39 partidas, pelo Real Madrid e pela seleção portuguesa.

Na cerimônia, o português agradeceu aos companheiros de seleção e no time espanhol. Citando os cinco filhos, ele também agradeceu à família e às presenças de Neymar e Messi.

Cristiano Ronaldo discursa em presença de Gianni Infantino, presidente da Fifa, Diego Maradona e Ronaldo Fenômeno. Foto: Getty Images

Gustavo Motta

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos