Última atualização 09/11/2021 | 09:00
Em um intervalo de quatro dias, Cristianópolis perdeu dois filhos ilustres: Marília Mendonça e Iris Rezende. A cantora e o ex-governador de Goiás nasceram na mesma cidade, ao sudoeste do estado goiano, a cerca de 100km da capital. Ele foi um dos maiores políticos do estado. Já a artista, foi referência na música sertaneja no país.
O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende morreu aos 87 anos, na madrugada desta terça-feira (9), em São Paulo, após mais de três meses internado. O corpo deve ser trazido para Goiânia, onde acontecerá o velório e enterro.
Quatro dias antes, morria a cantoria de 26 anos em um acidente aéreo em Minas Gerais. Além dela, mais quatro pessoas estavam no avião que caiu sob uma cachoeira em Caratinga. Ninguém sobreviveu.
Um dos maiores políticos de Goiás
Iris Rezende foi internado no dia 6 de agosto, após sentir forte dores de cabeça e precisar passar por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça em um hospital de Goiânia. Na manhã de 31 de agosto, ele foi transferido para São Paulo.
Iris encerrou sua carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, ele se dedicou a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
Nascido em 1933, na cidade de Cristianópolis, Iris se formou em direto pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, ele foi o candidato com maior números de votos e mais jovem na história da capital, aos 25 anos.
Ícone na música sertaneja
Marília Mendonça nasceu em 22 de julho de 1995, em Cristianópolis. Ainda pequena, veio para a capital goiana onde morou com a família em um bairro de periferia.
Começou a tocar violão aos cinco anos de idade, depois de ganhar o instrumento como presente do avô. Aos 12 começou a compor música. Aos 14 negociava suas primeiras composições com artistas de sucesso.
Dona de grandes sucessos, Marília é uma das cantoras mais ouvidas do Brasil. Entre seus sucessos estão ”Infiel”, ”De quem é a culpa?” e ”Eu sei de cor”. Ela deixa um filho, Léo, que completa dois anos em dezembro.
Ela é considerada uma das maiores artistas de sucesso da música sertaneja, tendo aberto espaço para mulheres em um gênero marcado pela presença forte dos homens.