A semana mal começou e as baixas no mundo do futebol já superaram as expectativas. Na manhã desta terça-feira, 28 de dezembro, o Cruzeiro anunciou a não permanência do treinador Vanderlei Luxemburgo e toda a sua comissão técnica na próxima temporada. O treinador vinha trabalhando e idealizando a recolocação do clube nos principais campeonatos brasileiros.
Luxa assumiu o Cruzeiro em julho de 2021 e teve como missão fugir do rebaixamento na série B do brasileirão. Com alguns bons resultados, os cruzeirenses viram o time reagir mas não o suficiente para chegar a elite do campeonato, como se pode acompanhar os resultados durante o campeonato no site da bet365.
Logo após o comunicado dado a imprensa, Vanderlei também veio a público falar sobre seu sentimento com o desligamento. “Uma boa tarde, nação azul. Acabei de ser comunicado de que não continuo na próxima temporada. Recebo isso com muita tristeza, porque não era uma coisa que eu queria, mas aceitaria qualquer decisão que fosse tomada pela nova gestão do Cruzeiro. Agradecer ao torcedor cruzeirense pelo apoio e pelo manifesto de carinho que tem comigo sempre pela mídia social, e à imprensa, que sempre me tratou muito bem em Minas Gerais. Foi muito bom ter voltado ao Cruzeiro e a Minas Gerais. Desejar sorte ao Cruzeiro na próxima temporada, que ele consiga seu objetivo. Com certeza vou estar torcendo.”
A justificativa que o clube deu para o desligamento dos profissionais aborda questões financeiras e restruturação. Segue a íntegra do comunicado a imprensa:
“Desde a instauração de auditoria interna, o Comitê de Transição analisa todas as operações, procedimentos e contratos vigentes a fim de desenvolver uma gestão eficiente da SAF Cruzeiro. Para adequar as contas à realidade orçamentária do clube, a diretoria foi orientada a não renovar com a atual comissão técnica. A nova equipe será anunciada nos próximos dias. Em paralelo, outros desligamentos no departamento de futebol estão em curso. O Cruzeiro agradece imensamente a todos os profissionais pelos serviços prestados.”
As recentes mudanças feitas pelo Cruzeiro nas últimas semanas têm sido associadas a chegada do Ronaldo, como novo proprietário do clube. Segundo o Globo esporte, a saída do diretor Alexandre Mattos, também foi devido a necessidade de buscar um nome da confiança de Ronaldo para o cargo.
As expectativas para a próxima temporada são altas e o clube pretende utilizar o nome do Fenômeno para se reerguer financeiramente e voltar a integrar os principais clubes do cenário desportivo brasileiro. especialistas entendem que a associação de Ronaldo ao clube poderá render parcerias importantes, captação de patrocinadores e o interesse de grandes empresas em procurar o Cruzeiro para estamparem suas marcas, como avalia Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap.