Filho de Fagner, primo de Militão e quinteto no sub-20: Cruzeiro crava momento na base com nomes na Seleção
Bruno Alves, Kaique Kenji, Murilo, Otávio e Rhuan Gabriel se apresentam à Seleção nesta segunda-feira para amistosos contra o Paraguai
Vice-presidente do Cruzeiro responde sobre interesse em Sinisterra, do Bournemout
Vice-presidente do Cruzeiro responde sobre interesse em Sinisterra, do Bournemout
Completamente reestruturada desde a transformação em SAF, no fim de 2021, a base do Cruzeiro tem consolidado o bom momento em diferentes categorias. Resultados esportivos importantes, que geram nomes sendo utilizados no time principal e também lembrados em seleções do sub-15 ao sub-20, inclusive com “DNA” de nomes consolidados no futebol profissional, como Fagner e Éder Militão.
O Sub-20 cruzeirense, que eliminou o Flamengo e avançou à semifinal do Campeonato Brasileiro, teve quase meio time convocado para amistosos da seleção brasileira da categoria contra o Paraguai, em preparação para a Copa do Mundo, que será disputada entre setembro e outubro: o goleiro Otávio, o zagueiro Bruno Alves, os meio-campistas Murilo e Rhuan Gabriel, além do atacante Kaique Kenji.
O quarteto de defesa e meio-campo foi titular nas vitórias por 2 a 0 e 2 a 1 sobre o Paraguai – Kaique Kenji entrou no decorrer dos dois testes. No primeiro jogo, Rhuan Gabriel deu assistência para gol de João Cruz; no segundo, Bruno Alves marcou de cabeça, após cobrança de escanteio, e Kenji deu passe para Gabriel Carvalho ir às redes.
Entre esses nomes, Murilo – que teve duas renovações à pedido de Leonardo Jardim – e Kaique foram relacionados em vários jogos com Leonardo Jardim, mas seguem à disposição do sub-20, caso necessário. Otávio é o terceiro goleiro do grupo principal; Bruno e Rhuan são destaques da equipe júnior, mas ainda não atuaram no time de cima.
A categoria foi campeã da Copa do Brasil em 2023, sendo vice do Campeonato Brasileiro e também da Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano passado.
O sub-17 do Cruzeiro não tem um histórico recente de títulos importantes, mas também tem sido lembrado nas convocações para a seleção brasileira sub-17, principalmente com o zagueiro Vitor Hugo, o lateral-esquerdo Kauã Prates e o meia-atacante Felipe Morais. Os três foram campeões do Sul-Americano da categoria, em abril deste ano, e brigam por vaga na Copa do Mundo, em novembro.
Entre esses jogadores, o principal destaque é Kauã Prates, que, aos 16 anos, já está integrado ao profissional com Leonardo Jardim. É reserva imediato de Kaiki e, por isso, o Cruzeiro pediu dispensa dele para amistosos no fim deste mês. Vitor Hugo, valorizado na categoria, é primo do zagueiro Éder Militão, do Real Madrid e da seleção brasileira.
Nesta semana, o Cruzeiro também tem representantes na seleção brasileira sub-15, que realiza treinamentos na Granja Comary. Entre eles está o meio-campista Henrique Lemos, filho do lateral Fagner. O centroavante Thaylon, artilheiro da categoria na equipe celeste, também está com a Seleção. O zagueiro Júlio César ficou fora da atual lista, mas esteve com o grupo no título da Copa 2 de Julho, no mês passado.