Ctrl+Play promove oficina inédita de robótica, em Goiânia

A experiência de desvendar o mundo da robótica vai ser oferecida para crianças e adolescentes de sete a 16 anos, a partir desta quarta-feira, 4 de julho, das 9:00h às 18:00h. A programação que segue na quinta-feira, 5, durante o dia todo, e no domingo, 8, no período da manhã, das 9:00h às 11:00h, será realizada na Ctrl+Play, escola especializada em tecnologia, localizada no Parque das Laranjeiras, em Goiânia.

Em oficina inédita o público presente poderá aprender a identificar componentes eletrônicos, programar robôs com o Arduíno, montar e desmontar circuitos, além disso, também vão aprender a controlar luminosidade, a ligar o primeiro LED e construir semáforo e sensor de estacionamento.

A idealizadora do evento, a educadora Vanessa Barbosa de Oliveira diz que a proposta desta oficina é mostrar como a magia da tecnologia pode ser desvendada por qualquer pessoa. “Basta ter a orientação correta e as ferramentas necessárias que crianças e adolescentes conseguem ir além. A criatividade e a curiosidade dos estudantes são amplamente desenvolvidas nestas atividades”.

Durante o evento, os participantes terão aula de introdução sobre a robótica, os circuitos elétricos e a eletrônica e atividades práticas. As turmas serão divididas entre os alunos de 7 a 10 anos e os que estão na faixa etária de 11 a 16 anos.

Na turma de 7 a 10 anos, os alunos vão programar o Arduino utilizando o Scratch com a extensão S4A, que permite a programação utilizando blocos. Com essas informações, os projetos propostos são Ligando o primeiro LED, Semáforo e Controle de Luminosidade com LDR.

Para a turma de 11 a 16 anos, a proposta é que os alunos programem utilizando a IDE do próprio Arduino e em texto na linguagem C. Os projetos são semáforo, sensor de estacionamento e controle de temperatura.

Com pós-graduação em marketing e gestão, na Dinamarca, Vanessa avalia que aprender tecnologia é fundamental para lidar com as novas ferramentas e também para se posicionar de forma diferenciada no mercado de trabalho. “Conhecer as lógicas de programação sempre irá ajudar na compreensão das inovações digitais, no estimulo ao forte raciocínio lógico, altamente indispensável em universidades e concursos quando adultos”.

Cada oficina terá duração de duas horas, sendo que as turmas serão divididas conforme a idade e objetivo de produção de cada grupo de participantes. As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas pela internet, no link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-robotica—ctrlplay__297493.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp