Ctrl+Play promove oficina inédita de robótica, em Goiânia

A experiência de desvendar o mundo da robótica vai ser oferecida para crianças e adolescentes de sete a 16 anos, a partir desta quarta-feira, 4 de julho, das 9:00h às 18:00h. A programação que segue na quinta-feira, 5, durante o dia todo, e no domingo, 8, no período da manhã, das 9:00h às 11:00h, será realizada na Ctrl+Play, escola especializada em tecnologia, localizada no Parque das Laranjeiras, em Goiânia.

Em oficina inédita o público presente poderá aprender a identificar componentes eletrônicos, programar robôs com o Arduíno, montar e desmontar circuitos, além disso, também vão aprender a controlar luminosidade, a ligar o primeiro LED e construir semáforo e sensor de estacionamento.

A idealizadora do evento, a educadora Vanessa Barbosa de Oliveira diz que a proposta desta oficina é mostrar como a magia da tecnologia pode ser desvendada por qualquer pessoa. “Basta ter a orientação correta e as ferramentas necessárias que crianças e adolescentes conseguem ir além. A criatividade e a curiosidade dos estudantes são amplamente desenvolvidas nestas atividades”.

Durante o evento, os participantes terão aula de introdução sobre a robótica, os circuitos elétricos e a eletrônica e atividades práticas. As turmas serão divididas entre os alunos de 7 a 10 anos e os que estão na faixa etária de 11 a 16 anos.

Na turma de 7 a 10 anos, os alunos vão programar o Arduino utilizando o Scratch com a extensão S4A, que permite a programação utilizando blocos. Com essas informações, os projetos propostos são Ligando o primeiro LED, Semáforo e Controle de Luminosidade com LDR.

Para a turma de 11 a 16 anos, a proposta é que os alunos programem utilizando a IDE do próprio Arduino e em texto na linguagem C. Os projetos são semáforo, sensor de estacionamento e controle de temperatura.

Com pós-graduação em marketing e gestão, na Dinamarca, Vanessa avalia que aprender tecnologia é fundamental para lidar com as novas ferramentas e também para se posicionar de forma diferenciada no mercado de trabalho. “Conhecer as lógicas de programação sempre irá ajudar na compreensão das inovações digitais, no estimulo ao forte raciocínio lógico, altamente indispensável em universidades e concursos quando adultos”.

Cada oficina terá duração de duas horas, sendo que as turmas serão divididas conforme a idade e objetivo de produção de cada grupo de participantes. As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas pela internet, no link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-robotica—ctrlplay__297493.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos