Press "Enter" to skip to content

Cuba: Uma pessoa morreu e 100 foram presas durante protesto

O Ministério do Interior de Cuba confirmou a morte de um homem na periferia de Havana. Segundo estimam ativistas, ao menos 150 pessoas foram presas e outras estão desaparecidas na ilha. As manifestações começaram no domingo em diversas cidades do país.

Aos gritos de “liberdade” e “abaixo a ditadura”, milhares foram às ruas contra o governo. O líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirma que os protestos acontecem por problemas causados pelas sanções econômicas aplicadas pelos EUA. O presidente Joe Biden diz que o povo “exige sua liberdade de um regime autoritário”.

Segundo a CNN, estes são os maiores protestos na ilha em décadas. Os cubanos reclamam da falta de alimentos e remédios enquanto o país passa por uma grave crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19 e as sanções dos Estados Unidos.

Em San Antonio de los Banos, uma cidade de cerca de 46 mil habitantes a oeste de Havana, centenas de cubanos saíram às ruas no domingo, depois de quase uma semana de cortes de eletricidade durante o calor escaldante de julho.

“Todo mundo estava nas ruas”, disse um morador, que não quis se identificar, à CNN. “Eles passaram seis dias com apenas 12 horas de energia por dia. Essa foi uma das razões”.