Cuca lamenta jogo do Atlético-MG sem torcida e crítica Conmebol em casos de racismo: “Passa a mão”
DE foi punido por causa do uso de sinalizadores em partida da Libertadores no ano passado
O Atlético-MG [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/] conquistou a primeira vitória na Sul-Americana, mas sem o apoio da torcida. O Galo foi punido pela Conmebol por causa do uso de sinalizadores pelos torcedores atleticanos nos jogos contra Fluminense e River Plate, na Arena MRV, na Libertadores do ano passado. O técnico Cuca questionou a punição.
“Galo não passou aperto nenhum”, afirma Carol Leandro | A Voz da Torcida [https://s04.video.glbimg.com/x240/13507855.jpg]
Outro dia, teve um jogo no Campeonato Paulista que acenderam todos os sinalizadores ao mesmo tempo. E sabe o que o árbitro fez? Deixou o jogo fluir. O que aquilo interferiu no jogo? É errado? É errado, mas isso aí não é o maior erro que se tem.
O treinador ainda questionou a Conmebol pelas punições contra o racismo. Cuca considera branda as ações para evitar o racismo entre os torcedores nas competições sul-americanas.
Você tem razão quando fala em racismo, e a Conmebol passa a mão praticamente em cima, dando uma pequena multa, ou fazendo uma carta e coisas assim. Por isso, não resolve de uma vez para sempre. O sinalizador vai resolver, porque se acenderem, vão ser punidos.
“Agora a punição devia ter para o racismo também. Portão fechado, não sei se seria o ideal, mas eles deviam buscar alguma coisa nesse aspecto.”
O Galo ainda vai enfrentar o Caracas, da Venezuela, sem a presença da torcida. O jogo será no dia 15 de maio. O clube mineiro ainda não anunciou se já estará jogando na Arena MRV. O Atlético tentou um efeito suspensivo para o jogo dessa quinta, mas o CAS – Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, indeferiu.
O Código Disciplinar da Conmebol prevê multa de “pelo menos 100 mil dólares americanos” ao clube em caso de discriminação de torcedores por motivo de “cor da pele, raça, sexo (SIC) ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem”. O Artigo 15 do documento ainda prevê a redução da sanção em caso de colaboração do clube no processo.